O Tribunal de Justiça do Ceará foi homenageado nesta segunda-feira (25), em sessão solene na Câmara dos Deputados, pelos seus 150 anos de existência.
O requerimento é da deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil-CE), ao apontar “a relevância para a sociedade, dirimindo conflitos, bem como núcleos de mediação como forma de facilitação de acesso a justiça para o cidadão”.
Em sua fala, o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides, destacou o papel do Tribunal em “garantir direitos para realizar a Justiça no Ceará, para firmar visão como Tribunal de referência nacional, em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades”.
O governador Elmano de Freitas (PT) lembrou a criação do TJCE, há 150 anos, quando o Estado ainda não possuía escolas. Elmano também destacou a celeridade dos processos. “Orgulho do Tribunal e das pessoas que ali estão”, destacou.
Ato concorrido
A solenidade teve as presenças do ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); do desembargador Cruz Macedo (TJDFT), do procurador-geral de Justiça, Harley de Carvalho (MPCE); de Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE; do desembargador Heráclito Vieira (TJCE); da desembargadora Maria Edna Martins (TJCE), de integrantes da Defensoria Pública do Ceará e parlamentares como o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira, o líder do governo, José Nobre Guimarães, além dos presidentes da Associação Cearense dos Magistrados e Associação dos Oficiais de Justiça do Ceará, bem como de dirigentes do sindicato dos servidores do Poder.