Tudo pronto para o Seminário Ceará Sem Fome – Soberania Alimentar e Sustentabilidade das Políticas de Combate à Fome. A iniciativa, que ocorrerá na próxima terça-feira, das 8h30 às 17h30,no Centro de Eventos, integra as ações do programa permanente voltado ao enfrentamento da insegurança alimentar no estado.
O evento reunirá representantes do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), gestores públicos, especialistas, acadêmicos e entidades da sociedade civil.
O seminário tem como objetivo fortalecer o diálogo interinstitucional e a troca de experiências, com foco na construção de estratégias sustentáveis — nos campos social, econômico e ambiental — para o enfrentamento da fome no Ceará e no Brasil. A iniciativa reafirma o compromisso do Estado com a promoção da segurança alimentar e nutricional, aliando políticas públicas, conhecimento técnico e participação social.
Programação
08h00 – 08h30 | Credenciamento
09h00 – 10h00 | Abertura Oficial
Alfredo Pessoa – Diretor-Geral do Ipece/CE
Membros da Comissão de Indicadores do Programa Ceará Sem Fome
10h00 – 12h00 | *Painel 1 – Indicadores e Pesquisas sobre Insegurança Alimentar no Ceará e no Brasil*
Moderador: José Meneleu Neto – Diretor de Estudos Sociais do Ipece
Painelistas: Alexandre Arbex Valadares – Diretor de Programa do MDS; Jimmy Oliveira – Analista de Políticas Públicas do Ipece; João Victor Batista – Assessor técnico do Ipece; Iara Rafaela Gomes – Professora de Geografia da Universidade Federal do Ceará –
UFC e Claudia Vasconcelos – Docente do curso de Nutrição e do Programa de
Pós-graduação em Nutrição e Saúde da Universidade Estadual do Ceará – UECE
13h00 – 15h00 | *PAINEL 2 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) na Erradicação da Fome no Ceará*
Moderadora: Regina Praciano – Vice-presidente do Consea-CE e coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS
Painelistas: Valéria Burity – Secretária Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS; Zelma Madeira – Secretária da Igualdade Racial do Ceará; Francisco Ibiapina – Secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS
15h00 – 17h00 | *PAINEL 3 – Soberania e Sistemas Alimentares*
Moderador: Marcos Jacinto – Secretário-Executivo do Desenvolvimento Agrário do Ceará
Painelistas:Irineuda Lopes – Secretária Executiva do Fomento Produtivo e Agroecologia
da SDA; Jorge Sales Farias – Pesquisador da EMBRAPA e Rafael dos Santos da Silva – Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC
17h00 – 18h00 | Encerramento do Seminário com o lançamento da coletânea de artigos do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome e coletiva de imprensa.
SERVIÇO
*Seminário Ceará Sem Fome: Soberania Alimentar e Sustentabilidade das Políticas de Combate à Fome*
Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza
Horário: 8h30 às 17h30.