Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Freio de arrumação, terapêutica constitucional, fora de uso, mas eficiente em casos extremos”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

“Imprensa autoritária, contenção, enquadramento, golpe ou ditadura, um glossário rico de procedimentos já testados no passado”, aponta o cientista político Paulo Elpídio de Menezes Neto. Confira:

O Poder Moderador correspondia, outrora, a uma freada de arrumação. Na Constituição ou no pedal do freio servia para pôr ordem na bagunça dos coletivos. Coletivos de passageiros, em ônibus ou em carroçaria de caminhão, ou de respeitáveis cidadãos.

Na ciência política houve quem usasse a metáfora da teoria dos “freios e contrapesos”, “checks and balances systems theory”, e na linguagem popular, como sabemos, sabemos— freio de arrumação. Imprensa autoritária, contenção, enquadramento, golpe ou ditadura, um glossário rico de procedimentos já testados no passado.

Com a extinção do Poder Moderador, antes que caísse em mãos indesejáveis, só restaram os “freios e contrapesos”, ainda sem bula e carecidos de indicações terapêuticas adequadas.

Temem alguns recalcitrantes democratas, que os há à solta e nas prisões de segurança máxima do Rio Grande do Norte, que a matéria venha a ser regulada para que sejam fixados os critérios e requisitos para o emprego adequado dos “freios e contrapesos”, ou em linguagem corrente dos freios de arrumação para a correta governabilidade dos brasileiros e das populações originárias, que coabitam estes espaços conosco.

Paulo Elpídio de Menezes Neto e cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, 63, e o ministro Hossein Amir-Abdollahian, das Relações Exteriores, caiu neste domingo (19), quando sobrevoava as montanhas do Azerbaidjão. Segundo

“Ninguém me ensinou sobre finais”

“Ninguém me ensinou sobre finais”

"Me tornei mãe, agora eu que recebo as cartinhas e músicas", aponta a pedagoga Cynthia Rabelo. Confira: Mês de maio sempre foi um mês que me deixava feliz. Seja por

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas apresentaram ao Supremo Tribunal Federal um conjunto de 18 processos contra leis municipais e uma lei estadual que proibiram

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Com parentesco a pré-candidatos à Prefeitura de Icapuí,  o deputado federal José Airton Cirilo anunciou neste fim de semana a neutralidade de apoio no município do Litoral leste do Ceará.

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Crônicas de um mandato sob ataques. Esse é o tema do livro "Fora Bolsonaro", do jornalista Luciano Cléver, com lançamento pela Amazon.in, que traz crônicas sobre o mandato do ex-presidente