A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, gestora do Metrofor e VLTs, mandou nota, nesta quarta-feira, para o Blog do Eliomar, sobre queixas da clientela postadas nessa terça-feira.
Confira:
Nota de Esclarecimento
O Metrofor tem intensificado os trabalhos de manutenções preventivas e corretivas, visando reduzir a quantidade de intercorrências na operação.
Todos os meses, 97% das viagens programadas são realizadas, o que garante a oferta do serviço de transporte sobre trilhos, com seus 1.3 milhão de embarques mensais.
Quanto às aberturas nas barreiras de segregação da Linha Sul, a empresa tem mantido articulações com as forças de segurança pública visando mitigar atos de vandalismos.
Sobre os banheiros, o Metrofor comunica que foram realizados os procedimentos de licitação, tendo a primeira contratada não cumprido os termos acordados. Através de nova licitação, outra empresa foi contratada em abril de 2024. As obras estão em andamento, faltando apenas intervenções de finalização para a entrega das unidades – que é prevista para o primeiro trimestre de 2025.
De forma recorrente, as manutenções preventivas incluem a lavagem dos bancos dos trens e, em casos de maior necessidade, limpezas imediatas podem ser realizadas.
*Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (CCTM).
Uma resposta
A nota busca explicar o inexplicável. Quantas dessas viagens realizadas são feita com atraso? Os vários casos registrados pela imprensa, inclusive aqui no blog, mostram um descaso crescente e sucateamento cada vez maior da frota, que ao que me consta, possui somente seis composições.
Com relação aos buracos no muro, alguns deles existem a mais de um ano e só se ampliam. Enquanto governador Elmano doou em 2023, R$ 2,8 milhões para eventos privados como Natal de Luz, Casacor, Halleluya e Expocrato, um serviço essencial à população está sucateado, funcionando de forma precária na semana, porque aos domingos, não funciona. Hora do Ministério Público tomar providências.