Já está sobre a mesa do governador Elmano de Freitas a lista tríplice definida pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará para vaga de desembargador reservada ao Ministério Púbico, pelo chamado quinto constitucional.
Na lista, definida na última quinta-feira, estão os procuradores Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto, Francisco Lucídio de Queiroz Júnior e Marcos William Leite de Oliveira. O nome do felizardo deve sair nesta semana,
O procurador Marcos William Leite de Oliveira recebeu 42 votos; Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, 33; e Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto, 25. Também concorreram os procuradores Léo Charles Henri Bossard II, que somou 16 votos; Luzanira Maria Formiga, com 14; e Luiz Alcântara Costa Andrade, que teve oito votos.
A vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, que deixou o TJCE no dia 21 de fevereiro de 2024. O magistrado havia ingressado no Poder Judiciário no dia 26 de novembro de 2010, em vaga destinada ao Quinto Constitucional, após anos de dedicação ao Ministério Público. Entre as atividades desempenhadas como desembargador, foi diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), de fevereiro de 2015 a abril de 2016, e presidente do Conselho Editorial e de Biblioteca do TJCE, de fevereiro de 2017 a janeiro de 2021.