Governo do Ceará reduz salários de engenheiros em quase 50% após decisão do STF, aponta Sindagri

Reunião no Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará

“Alguns servidores, com piso salarial garantido pela Lei Federal 4.950-A, tiveram uma redução drástica da sua remuneração após a desimplantação do piso no vencimento, sem qualquer explicação prévia por parte do Estado. O Fuaspec tem se mobilizado para reverter essa situação”.

A declaração é da presidente do Sindagri-CE, Patrícia Teixeira, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs), relacionadas ao piso salarial estabelecido pela Lei 4.950-A, que contempla engenheiros, agrônomos, arquitetos, veterinários e químicos.

“É importante ressaltar que, em nenhum momento, o STF ordenou a redução dos salários. No entanto, no Estado do Ceará, o governo está promovendo cortes salariais que afetam severamente os servidores”, apontou a sindicalista Jeruza Matos, do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec).

Segundo o entendimento do STF, a partir da publicação da decisão, os salários desses profissionais não poderão mais ser reajustados com base no salário mínimo. Para que ocorra a atualização do piso salarial, será necessária a criação de uma legislação específica que estabeleça um novo parâmetro, semelhante ao que já existe para enfermeiros. Devido à ausência desse parâmetro legal, a Corte determinou que o piso salarial seja congelado ao valor vigente em 2022 até que a legislação adequada seja criada.

“Essa redução de quase metade do valor atinge principalmente aposentados com mais de 70 anos, muitos dos quais enfrentam sérios problemas de saúde, como câncer, Alzheimer e doenças cardíacas. A revisão geral deve ser garantida, conforme a decisão do STF, até que a situação seja resolvida”, comentou Jeruza Matos, durante reunião dos servidores com os coordenadores do Fórum.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais