Categorias: Saúde

Hemoce inicia hoje campanha “seja um folião solidário”

Doar sangue é salvar vidas. Foto: Hemoce

Com o tema “Bloquinho da doação – Compartilhe alegria e doe sangue”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inicia nesta segunda-feira (22), a partir das 10 horas, em Fortaleza, e nas unidades do hemocentro no interior, a nova campanha de incentivo à doação voluntária de sangue. Em Fortaleza, o lançamento terá a animação da banda Os Transacionais.

A campanha será estendida até o dia 14 de fevereiro e busca preparar o estoque de bolsas de sangue para o período do carnaval.

“O carnaval é um feriado de vários dias e neste ano existe uma particularidade: a festividade acontece mais cedo. Alguns voluntários que doaram no Natal e no Réveillon, não poderão se candidatar novamente por conta do intervalo necessário entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada dois meses (até quatro vezes ao ano) e as mulheres podem doar a cada três meses (até três vezes ao ano)”, apontou a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.

A cada semana, de hoje até 9 de fevereiro, blocos carnavalescos se apresentam nas unidades do Hemoce. No dia 3 de fevereiro, a partir da 11 horas, o bloco Camaleões do Vila se apresenta no posto de coleta do Hemoce na Praça das Flores. Na semana seguinte será a vez do bloco Unidos da Cachorra, que faz a folia para os doadores na sede da instituição, em Fortaleza. A parceria com os blocos de carnaval é uma tradição nas campanhas de incentivo à doação de sangue no período carnavalesco.

Hoje, o Hemoce Iguatu realiza nesta manhã, no centro da cidade, blitz de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Nesta terça-feira (23), a partir das 9 horas, será a vez do Hemoce Crato realizar a ação de incentivo ao ato, em frente à unidade, com a participação da banda de música municipal.

Saiba como doar e seja um folião solidário
Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.

Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; ou na unidade do Shopping RioMar Fortaleza até o dia quatro de fevereiro, na R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu.

No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais