“Sinistro para os brasileiros SOFREDORES do mando autoritário e voluntarioso de ministro do STF que, sem a legitimidade do mandato popular, rege a vida social”, aponta o advogado e professor Adriano Pinto
Confira:
I – O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou, (22/5), nota de repúdio à manifestação do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em que ele anuncia POSSIBILIDADE de sanções a ministro do Supremo Tribunal Federal que podem incluir questões econômicas, como bloqueio de bens e contas. A entidade classifica a declaração como inaceitável e afirma que o ato “representa indevida violação à soberania e à independência dos nossos poderes constituídos”.
II – Extraio do PODER360 que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse (21.5.2025) que ministro do STF pode ser alvo de SANÇÕES POR VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS. Em audiência no Congresso dos EUA, o chefe da diplomacia norte-americana citou a Lei Magnitsky para basear a punição. O Magnitsky Act, aprovado em 2012, autoriza o governo dos EUA a bloquear recursos financeiros e vetar a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade.
III – Sinistro para os brasileiros SOFREDORES do mando autoritário e voluntarioso de ministro do STF que, sem a legitimidade do mandato popular, rege a vida social, desfrutando a impunidade proporcionada pelo engavetamento de pedidos de impeachment.
Essa nota do IAB afaga o mando autoritário de ministro do STF, e agrega ao silêncio obsequioso, uma parceria de repúdio à democracia brasileira.
Adriano Pinto é advogado e professor