Categorias: Concurso

IEL Ceará abre inscrições para seleção de estagiários e residentes no Ministério Público do Ceará

Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará)

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) estão com inscrições abertas até o fim do mês para seleção de estagiários (estudantes de graduação) e de residentes (graduados) em diversos cursos. Os aprovados irão compor lista geral de cadastro de reserva.

Serão ofertadas vagas para os cursos de Administração, Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Psicologia, Serviço Social, além de Tecnologia da Informação e áreas afins.

Podem participar do Programa MP Residente candidatos que concluíram a graduação nos últimos cinco anos ou que tenham concluído a graduação há mais de cinco anos, desde que estejam regularmente matriculados em um curso de pós-graduação com duração mínima de 360 horas e dentro da respectiva área de formação.

Estágios

Já os interessados em participar da seleção de estágio deverão, no ato da inscrição, ter cursado no mínimo 20% e, no máximo, 80% dos créditos exigidos para a conclusão do curso em que estejam matriculados em instituições de ensino superior conveniadas ao MPCE.

Serão ofertadas vagas para os cursos de Administração, Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Ciências da Computação ou cursos análogos, Engenharia Civil, Geografia, História, Jornalismo, Letras/Libras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social.

Os estagiários receberão bolsa de estudo no valor de R$ 1.037,00 e auxílio-transporte de até R$ 198 por mês. A carga horária é de 25 horas semanais, distribuídas em 5 horas diárias.

Inscrições e provas

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.iel-ce.org.br. Durante a validade do processo seletivo, o Programa MP Residente reservará 10% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para quem se autodeclarar preto ou pardo. A verificação sobre a condição declarada será averiguada por uma comissão de heteroidentificação racial composta por cinco integrantes.

As provas abrangem 50 questões objetivas e uma redação e serão aplicadas presencialmente, no dia 21 de setembro, nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Russas, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Tianguá e Crateús. A prova de português terá 15 questões objetivas e a de conhecimentos específicos, 35. Já a redação será do tipo dissertativa sobre tema da atualidade.

O resultado de todas as etapas será divulgado no endereço eletrônico do IEL/CE (www.iel-ce.org.br). Após a interposição de recursos, o resultado final sairá no dia 14 de novembro de 2025. Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para o Serviço de Atendimento ao Candidato do IEL/CE, pelo e-mail selecao.iel@sfiec.org.br, no horário das 9h às 11h e das 13h às 16h, em dias úteis.

 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais