Categorias: Ciência

IFCE – Professor desenvolve técnica fotográfica com uso de papel jornal

O pesquisador Wendel Medeiros é do IFCE de Fortaleza. Foto: Divulgação

O professor Wendel Alves de Medeiros, da Licenciatura em Artes Visuais do campus do IFCE de Fortaleza, foi selecionado para participar do Experimental Photo Festival, que acontece de 23 a 27 deste mês de julho, em Barcelona, na Espanha. Esse festival é um dos principais eventos de fotografia experimental do mundo, informa a assessoria de imprensa do Instituto.

Wendel Medeiros ministrará conferência, workshop e também atuará como curador durante o festival, levando à Europa a pesquisa inovadora desenvolvida no IFCE com a técnica Estêncil Solar. Além da conferência, o professor Wendel ministrará, no dia 25 de julho, às 10h, o workshop “Solar Stencil: Rostros que Desaparecen”, no qual irá compartilhar com os participantes os detalhes de sua técnica e seu processo criativo. Ele também integra o time de curadores da atividade Horizontal Portfolio Review, participando da seleção e mentoria de jovens artistas da fotografia experimental nos dias 24, 25 e 26 de julho. A viagem do docente está sendo apoiada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do IFCE.

Estêncil Solar

Desenvolvida a partir das aulas da disciplina de Fotografia Experimental no curso de Licenciatura em Artes Visuais, a técnica criada por Wendel se destaca pelo uso de estênceis e luz solar para a gravação de imagens em papel jornal. Essa abordagem sustentável e crítica resultou no trabalho Faces that Disappear – A Sustainable Photographic Process, que será tema da conferência do professor no dia 24 de julho, das 12h30 às 13h30, no festival.

O Estêncil Solar propõe uma reflexão sensível e visual sobre os rostos dos desaparecidos políticos do período da ditadura militar brasileira. Na prática, o processo utiliza moldes vazados sobre papel jornal, explorando a fotossensibilidade da lignina presente no material, que reage à luz solar, revelando imagens gravadas ao longo do tempo. A técnica surgiu em contexto interdisciplinar, unindo história, arte e ciência, e já resultou em artigo.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais