“Eu vim aqui para dizer ‘muito obrigado’ a Inocêncio Uchôa, pelo exemplo, pela referência. É um amigo a quem devo muito da minha formação profissional (advogado)”, comentou o governador Elmano de Freitas (PT), na noite desta sexta-feira (27), no Athénée Buffet, no bairro Guararapes, em Fortaleza, no evento pelos 80 anos do juiz aposentado e advogado Inocêncio Uchôa.
Ao lado da esposa Ângela e dos filhos Pablo (Doutor em Comunicação e correspomndente internacional) e Marcelo Uchôa (advogado, escritor e integrante da Comissão Nacional de Anistia), e de netos e nora, Inocêncio recebeu, além do governador Elmano, o ex-ministro José Dirceu, a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele, João Alfredo (Idace), Deodato Ramalho (Ibama), Joaquim Cartaxo (Sebrae/CE), os deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins, os deputados estaduais Renato Roseno e Larissa Gaspar, os ex-deputados Artur Bruno e Mário Mamede, a jornalista e professora Fátima Bandeira, os jornalistas Plínio Bortolotti e Guálter George, a farmacêutica e ativista Maria da Penha, o ex-reitor Renê Barreira, Cesar Barreira(UFC), os desembargadores do trabalho Durval Maia, Paulo Botelho e José Parente, o ex-senador Inácio Arruda (com Terezinha Monte), padre Hermano Allegre, vereador Gabriel Biologia, o dirigente partidário Patinhas, a pesquisadora Helena Serra Azul, o médico Manoel Fonseca, o cientista Enio Pontes, cantores Eugênio Leandro, Paraiba, Aparecida Silvino e Maestro Poty, além de sindicalistas, advogados e líderes comunitários da Capital e do Interior.
“Amigo da luta, né?! Lutou contra a ditadura, foi preso, cobrou legalidade quando a Dilma sofreu o golpe jurídico-parlamentar, esteve sempre com Lula-Livre, advogado das causas trabalhistas, juiz, um exemplo para todos nós”, apontou o ex-ministro José Dirceu.
O aniversário, na prática, foi o reencontrar da turma de políticos e amigos de um Inocêncio dos anos 1968. Foram momentos de emoção, de rememorar, mas, também, de renovação da luta pelas liberdades e pela democracia. A Associaçao Brasileira dos Jornalistas pela Democracia (ABJD), no ato, homenageou o aniversariante que não poupou elogios e provas de amor à sua companheira, Ângela.
Inocêncio Uchôa
Juiz do Trabalho aposentado e advogado, Inocêncio Uchôa possui vasta experiência junto ao TRT do Ceará e ao TST. Com formação internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha, também já atuou como Controlador Geral de Fortaleza e integrou importantes conselhos nacionais.
Reconhecido por seu trabalho, foi condecorado com a Medalha Boticário Ferreira e a Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, honrarias que refletem sua dedicação à sociedade e à Justiça.
Hoje, além de advogado, preside a Fundação Cultural Virgínia Uchôa, reafirmando seu compromisso com a cultura e os direitos humanos.
Ver comentários (3)
Foi uma linda festa, digna de um grande homem. Dr. Inocêncio Uchôa é uma referência de vida, de luta pela democracia e, como juiz e advogado, para todos nós.
Parabéns pela excelente coluna!
Ótimas informações sobre a bela e perfeita festa dos 80 anos de Inocêncio Uchoa.
Muita gente boa reunida para celebrar os 80 anos de Inocêncio Uchôa, ocasião para louvarmos e aplaudirmos a vida de compromisso com a classe trabalhadora e com nosso país. Linda festa!