Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Irmãos, irmãos… política à parte, define Cid a nova relação com Ciro

Ciro Gomes e Cid Gomes seguem adversários políticos, mas ainda irmãos fraternos. Foto: Reprodução

O senador Cid Gomes (PSB) revelou nesta sexta-feira (5), em coletiva no evento da Transnordestina, no município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, como se dá a nova relação com o irmão Ciro Gomes (PDT), ex-governador e ex-ministro.

Em um encontro articulado por um amigo em comum, Cid disse que propôs a Ciro a manutenção da relação fraterna de irmãos, mas com respeito mútuo às diferenças políticas. Os irmãos romperam no racha do PDT, em julho de 2022, durante o processo de escolha do partido às disputas ao Palácio da Abolição.

O que em muitas eleições foi uma encenação teatral dos Ferreira Gomes, quando quase sempre se colocaram em lados opostos, a ficção deu lugar à realidade… à dura realidade… desde que Cid se colocou contra – ou omisso – à candidatura Roberto Cláudio ao Governo do Ceará. Enquanto isso, as críticas de Ciro contra o então candidato Elmano não ecoaram nos gestos do irmão senador.

Passadas as eleições, o PDT optou em ser oposição ao já empossado governador Elmano. Não o PDT do grupo cidista, que contou inclusive com a nomeação de Salmito à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e das votações de apoio às mensagens do Executivo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), respaldadas pelo presidente Evandro Leitão, atualmente no PT.

Cartas de anuência

O agravamento da crise pedetista no Ceará chegou ao extremo com a alternância no comando do Diretório Estadual do partido, quando Cid Gomes, por meio judicial, assumiu e deixou a presidência também no entra e sai de André Figueiredo, Christina Brasil e Flávio Torres.

Em uma dessas oportunidades, Cid Gomes promoveu um festival de cartas de anuência, liberado do PDT os deputados estaduais, deputados federais e suplentes sem prejuízo aos seus mandatos.

Corrupção

Ciro contra-atacou com denúncia de corrupção no grupo cidista, mas não formalizou as acusações no Ministério Público Estadual (MPCE), tampouco no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ciro também não foi chamado por esses órgãos para esclarecimentos.

Último ato

No último ato do racha entre os irmãos, Ciro disse nesta semana que não iria interferir nas disputas em Sobral, diante dos interesses políticos dos irmãos Cid e Ivo.

E não é encenação teatral…

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Ninguém me ensinou sobre finais”

“Ninguém me ensinou sobre finais”

"Me tornei mãe, agora eu que recebo as cartinhas e músicas", aponta a pedagoga Cynthia Rabelo. Confira: Mês de maio sempre foi um mês que me deixava feliz. Seja por

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas apresentaram ao Supremo Tribunal Federal um conjunto de 18 processos contra leis municipais e uma lei estadual que proibiram

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Com parentesco a pré-candidatos à Prefeitura de Icapuí,  o deputado federal José Airton Cirilo anunciou neste fim de semana a neutralidade de apoio no município do Litoral leste do Ceará.

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Crônicas de um mandato sob ataques. Esse é o tema do livro "Fora Bolsonaro", do jornalista Luciano Cléver, com lançamento pela Amazon.in, que traz crônicas sobre o mandato do ex-presidente

Comissão debate cancelamentos de adesões corporativas pela Amil

Comissão debate cancelamentos de adesões corporativas pela Amil

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados debate na tarde da terça-feira (21) as denúncias sobre cancelamentos de adesões corporativas pela Amil. A