Isenção de tarifa pelo uso da água para pequenos produtores entrou em vigor no Ceará

Fernando Santana é o titular da SRH. Foto: Carlos Lourenço

Já está em vigor a lei sancionada pelo governador Elmano de Freitas que garante a isenção da cobrança pelo uso de recursos hídricos superficiais e subterrâneos para pequenos produtores de carcinicultura (criação de camarões) e de agricultura irrigada.

De acordo com a legislação, ficam dispensados do pagamento da tarifa pelo uso da água bruta, em áreas públicas e privadas, os produtores que captam diretamente em mananciais naturais, sem recorrer à infraestrutura de adução operada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A lei também estabelece limites de consumo para que a isenção seja válida, como:

Carcinicultura: até 7,2 mil m³ de água por mês;

Irrigação: até 14,4 mil m³ de água por mês.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana, a isenção é fruto de solicitação do setor produtivo e contou com apoio direto do governador.

“A iniciativa foi uma resposta à solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e representa um importante incentivo ao trabalho no campo”. As faixas de consumo foram definidas em junho deste ano pelo Conselho de Recursos Hídricos do Estado (Conerh), destaca Santana.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais