Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“José e João”

Totonho Laprovítera é arquiteto e escritor. Foto: Reprodução

Com o título “José e João”, eis crônica de Totonho Laprovítera, arquiteto, escritor e artista plástico. Ele relembra uma dupla da área empresarial cearense que, em vida, marcou pela amizade, mesmo atuando em setor de concorrência empresarial.

Confira:

Para melhor cuidar dos homens, Deus criou a amizade.

Tive o privilégio de conhecer pessoalmente dois grandes líderes classistas do Estado do Ceará: os saudosos José Leite Martins e João Luiz Ramalho.

Desde os anos 1960, José Leite Martins presidiu a União das Classes Produtoras do Ceará, a Federação Varejista, Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Sistema Fecomércio-CE, Sindicato e do Conselho Regional de Representantes Comerciais. Foi vice-presidente da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (Facic), e do Conselho Federal dos Representantes Comerciais, no Rio de Janeiro.

José Leite Martins é um capítulo importante da história sindical dos comerciantes do Ceará, especialmente por sua atuação no Senac. Ele liderou a expansão das ações do Sistema Fecomércio para o interior do Estado e aumentou a oferta de cursos de capacitação em diversas atividades.

José Leite Martins morava na esquina das ruas Tibúrcio Cavalcanti e São Francisco, hoje Desembargador Leite Albuquerque, no Bairro Aldeota. Éramos vizinhos e lembro bem dele, com a esposa dona Elita, e os filhos Clécio, Tébio e Gláucia.

João Luiz Ramalho de Oliveira presidiu o Sesc Ceará, sendo dele a iniciativa de interiorizar as ações da entidade e começar projetos na área de educação. Por trinta anos foi presidente da Federação do Comércio Atacadista do Ceará.

Mas quero mesmo contar é sobre uma simples cena que presenciei em um avião, no momento do desembarque em Fortaleza. Os amigos João e José, já no adiantado da idade, ajudavam-se mutuamente a vestir o paletó. Esse episódio ficou marcado em minha memória como exemplo de afeto entre amigos verdadeiros, produtivos e abnegados às causas associativas.

Como é bom viver, sobretudo quando se tem bons amigos. A convivência com pessoas queridas nos proporciona experiências e aprendizados enriquecedores à nossa existência. Amigos nos apoiam nos momentos difíceis e festejam conosco as conquistas, tornando a vida da gente mais leve e prazerosa.

Arrodear-se de bons amigos nos faz perceber que, apesar das pelejas e incertezas, a vida nos oferece crescimento e felicidade. Com a amizade nunca estaremos sozinhos, pois haverá sempre alguém disposto a nos apoiar e compartilhar nosso desafio. No mais, quando me perguntam como consigo ter tantos amigos, respondo: é porque eu os aceito com suas virtudes e seus defeitos.

*Totonho Laprovítera

Arquiteto, escritor e artista plástico.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Floresta quer repetir feito do Iguatu no Rei Pelé, diante do CSA, e deixar zona de rebaixamento na Série C

Floresta quer repetir feito do Iguatu no Rei Pelé, diante do CSA, e deixar zona de rebaixamento na Série C

Após um desastroso início de temporada na Série C do Campeonato Brasileiro, quando não conseguiu vencer nas nove primeiras rodadas e amargou o vexame de um 5 a 0, em

“Mais um policial morto… e daí?”

“Mais um policial morto… e daí?”

"Hoje tenho plena convicção que estava errado quando achava que policial era herói. Apesar do altruísmo das nossas ações, não temos o reconhecimento da maioria da população", aponta o coronel

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Cerca de 2,5 milhões de veículos automotores circulam no Ceará, há mais de 10 anos. A quantidade representa cerca de 65% da frota no Estado, segundo levantamento do Departamento Estadual

Ministra das Mulheres acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

Ministra das Mulheres acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse nesse sábado (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso da desembargadora e da juíza que negaram o aborto legal

Marqueteiro de Milei vê potencial de direita em Fortaleza e chega para campanha de André Fernandes

Marqueteiro de Milei vê potencial de direita em Fortaleza e chega para campanha de André Fernandes

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza, André Fernandes, acertou nesse sábado (13) a parceria com o marqueteiro Pablo Nobel, que estará à frente da campanha do PL ao Paço Municipal, assim que Fernandes tiver sua candidatura homologada na convenção partidária.

Ministério recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Ministério recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Uma recomendação aos estados e os municípios para que intensifiquem a vigilância em saúde para a possibilidade de transmissão vertical do vírus Oropouche foi emitida nesta semana pelo Ministério da Saúde