Categorias: Justiça

Justiça do Ceará manda plano de saúde realizar cirurgia de mastectomia em homem trans

Busca de Justiça. Foto: Arquivo

O Poder Judiciário do Ceará determinou que a operadora Amil Assistência Médica Internacional S.A. realize cirurgia de mastectomia bilateral masculinizadora em homem transexual .

Também condenou a operadora de plano de saúde a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 5 mil, ao paciente.

A decisão, da 19ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, atende ao Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entenda o caso

De acordo com o processo, o homem transexual deu início à harmonização e uma série de exames e consultas visando à cirurgia de mastectomia bilateral masculinizadora.

No entanto, após a fase pré-operatória, e mesmo após o envio da documentação complementar necessária, o plano deixou de fornecer resposta sobre a liberação da cirurgia no prazo estabelecido, o que impossibilitou o procedimento desejado, no que o paciente acabou acionando a Justiça.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais