Categorias: Contos

“Lembrando a Política!” – Por Fabrício Moreira

Fabrício Moreira é advogado e contista.

Com o título “Lembrando a Política!”, eis mais um texto de Fabrício Moreira, advogado e contista. Ele aborda a verve do falecido deputado federal Iranidlo Pereira.

Confira:

Em 1994, o Ceará vivia mais uma intensa campanha eleitoral.

Entre os nomes que percorriam o Estado em busca de apoio estava Iranildo Pereira, então candidato a deputado federal pelo PMDB. Dono de uma personalidade expansiva e de grande facilidade de comunicação, ele participava de encontros partidários e mobilizações em diversas cidades cearenses.

Naquela época, as campanhas eleitorais eram construídas na conversa direta com o eleitor e nas alianças firmadas entre os candidatos. As chamadas “dobradinhas” eram comuns e vistas como importantes estratégias para fortalecer candidaturas e ampliar a presença política nas regiões do interior.

Durante um evento regional do PMDB realizado em Icó, Iranildo, animado pela boa participação popular e pelo clima favorável da reunião, procurou um correligionário do próprio partido que disputaria uma vaga de deputado estadual.

Convencido de que a parceria poderia render bons frutos eleitorais, propôs que os dois seguissem juntos na campanha, formando uma dobradinha para deputado federal e deputado estadual.

O convite foi recebido com simpatia, mas a resposta veio carregada da verve popular que tantas vezes produz as melhores pérolas da política.

Sem perder o humor e com uma sinceridade desarmante, o correligionário respondeu de imediato, arrancando risos dos presentes:

“Iranildo, dois lisos num banheiro só dão escorrego!”

*Fabrício Moreira

Advogado e contista.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais