Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula fala em “igualdade de oportunidades” no lançamento do ITA

Lançamento da pedra fundamental do ITA de Fortaleza

Em seu discurso de lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na tarde desta sexta-feira (19), na Base Aérea de Fortaleza, o presidente Lula destacou o nível da educação do Ceará, mas apontou a busca de uma “igualdade de oportunidades” entre o ensino particular e o ensino público.

Lula disse que passou a proporcionar olimpíadas de matemática em escolas públicas pelo país e ficou surpreso com o número de 18 milhões de estudantes inscritos, já na terceira edição, sendo um recorde mundial nesse tipo de competição.

O presidente da República afirmou ainda que acertou quando chamou Camilo Santana para o Ministério da Educação, diante dos números do ensino no Ceará, e lançou um desafio ao governador Elmano, para um governo melhor ou igual ao de Camilo e Cid Gomes.

Evasão escolar

O ministro Camilo destacou o programa de incentivo à permanência do aluno no Ensino Médio, com bom desempenho, diante da poupança mensal que poderá ser sacada ao término do período escolar. Camilo apontou que a evasão acontece, muitas vezes, por necessidade financeira da família do aluno. Mas que o problema poderá ser amenizado com a bolsa mensal.

Atração de empresas

Já o governador Elmano disse que a instalação do ITA, no Ceará, proporcionará a vinda de empresas e indústrias para o Estado, diante de uma oferta de excelência.

Bastidores

O deputado Evandro Leitão, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, ocupou a primeira fila das autoridades e foi bastante aplaudido, quando citado pelo ministro Camilo.

A deputada federal Luizianne Lins, também pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, não compareceu à solenidade e não justificou a ausência.

O deputado federal José Airton Cirilo foi o único parlamentar da bancada do PT na Câmara Federal, diante da infecção intestinal de José Guimarães.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Tudo Passará” – Nelson Ned

“Tudo Passará” – Nelson Ned

Homenagem do Blog ao cantor e compositor mineiro Nelson Ned, que neste sábado faria 77 anos.

Ferrão é semifinalista do Estadual ao marcar 3 a 1 no Iguatu

Ferrão é semifinalista do Estadual ao marcar 3 a 1 no Iguatu

O Ferroviário garantiu vaga nas semifinais do Estadual, na noite deste sábado (2), no estádio Morenão, ao derrotar o Iguatu, por 3 a 1, com gols de Vinicius Alves, nos

Detran/CE fica sem atendimento na segunda-feira pela manhã, diz Sindetran

Detran/CE fica sem atendimento na segunda-feira pela manhã, diz Sindetran

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE) realiza na segunda-feira (4), a partir das 8 horas, na unidade do Detran/CE da Maraponga, uma manifestação

Fechamento da Télam prejudicaria direito de argentinos à informação

Fechamento da Télam prejudicaria direito de argentinos à informação

A decisão do presidente argentino Javier Milei de encerrar as atividades da Agência de Notícias pública Télam, que foi fundada em 1945, deve gerar impactos ao direito à informação por

Pedetistas voltam a se enfrentar, dessa vez por liderança na Alece

Pedetistas voltam a se enfrentar, dessa vez por liderança na Alece

Quase dois anos do racha entre pedetistas no Ceará, uma nova disputa interna teve início nesta semana, após o ex-pedetista Evandro Leitão (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Alece), confirmar a

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (2), em todo o país, o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O objetivo do evento, denominado Brasil unido contra a dengue,