Categorias: Política

Lula fala em “igualdade de oportunidades” no lançamento do ITA

Lançamento da pedra fundamental do ITA de Fortaleza

Em seu discurso de lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na tarde desta sexta-feira (19), na Base Aérea de Fortaleza, o presidente Lula destacou o nível da educação do Ceará, mas apontou a busca de uma “igualdade de oportunidades” entre o ensino particular e o ensino público.

Lula disse que passou a proporcionar olimpíadas de matemática em escolas públicas pelo país e ficou surpreso com o número de 18 milhões de estudantes inscritos, já na terceira edição, sendo um recorde mundial nesse tipo de competição.

O presidente da República afirmou ainda que acertou quando chamou Camilo Santana para o Ministério da Educação, diante dos números do ensino no Ceará, e lançou um desafio ao governador Elmano, para um governo melhor ou igual ao de Camilo e Cid Gomes.

Evasão escolar

O ministro Camilo destacou o programa de incentivo à permanência do aluno no Ensino Médio, com bom desempenho, diante da poupança mensal que poderá ser sacada ao término do período escolar. Camilo apontou que a evasão acontece, muitas vezes, por necessidade financeira da família do aluno. Mas que o problema poderá ser amenizado com a bolsa mensal.

Atração de empresas

Já o governador Elmano disse que a instalação do ITA, no Ceará, proporcionará a vinda de empresas e indústrias para o Estado, diante de uma oferta de excelência.

Bastidores

O deputado Evandro Leitão, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, ocupou a primeira fila das autoridades e foi bastante aplaudido, quando citado pelo ministro Camilo.

A deputada federal Luizianne Lins, também pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, não compareceu à solenidade e não justificou a ausência.

O deputado federal José Airton Cirilo foi o único parlamentar da bancada do PT na Câmara Federal, diante da infecção intestinal de José Guimarães.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais