Mancini e o espírito de vencedor do time alvinegro – por Luiz Henrique Campos

No começo do ano o treinador do Ceará, Vagner Mancini, deu entrevistas ressaltando que o time alvinegro seria este ano totalmente diferente daquele que encerrou a temporada passada. Destacava o treinador que o time teria o espírito de vencedor e entraria para disputar todos os campeonatos pensando alto. Nesta temporada, é bom lembrar, o Vozão entrou em quatro competições: Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B.

A conquista do Estadual até seguiu o que tinha prognosticado o treinador. Já no Nordestão, acabou sendo eliminado pelo Sport. Ressalte-se que perder para o time pernambuco, em Recife, é perfeitamente aceitável. O que se lamenta é que após a derrota, o tal espírito vencedor seja confrontado com a imagem de tietagem por parte de alguns jogadores, como se horas antes o time não tivesse sido desclassificado na disputa pelo tricampeonato da Copa do Nordeste.

Qualquer pessoa tem o direito de expressar suas preferências políticas da forma que julgar conveniente. O que não é normal é que um grupo de atletas, após ficar fora de competição tão importante, não se preserve e apareça como se fossem garotos de auditório tirando fotos alegremente com quem quer que seja. O resultado dessa exposição todos viram nas redes sociais, e se nada der mais certo para o Ceará este ano, essa foto ainda vai dar muito pano para manga.

Mancini e o espírito de vencedor do time alvinegro

Fortaleza recupera confiança e respira aliviado com próximos jogos em casa

O futebol é mesmo fantástico. A vitória contra o São Paulo em pleno Morumbis no último sábado, e a goleada contra o Nacional Potosí pela Sul americana na quarta-feira, mudaram por completo o ânimo do torcedor do Leão que após a perda do título para o Ceará, ensaiou exigir mudanças radicais no clube. Uma semana depois, nada mudou no elenco, o time teve duas vitórias destacadas, e o tricolor terá agora uma semana menos tensa, com os dois próximos jogos em casa.

Na quarta, a partida será contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão. Já no domingo, a disputa será pelas quartas de final da Copa do Nordeste, enfrentando o Altos (PI). Mas como em futebol o que vale é o resultado do dia, nada indica que daqui a uma semana, caso haja um resultado negativo contra a Raposa de BH, e aconteça a desclassficação frente ao time piauiense, todo aquele clima de desconfiança volte a tomar conta da torcida. O fato, é que independente dos próximos resultados, os tricolores ainda estão de cabeça inchada com o título perdido para o Ceará.

Fortaleza recupera confiança e respira aliviado com próximos jogos em casa

 

Golaço do Bahêa fora de campo

Enquanto os principais dirigentes e jogadores de futebol do Brasil silenciaram depois dos fatos envolvendo Daniel Alves e Robinho, o Esporte Clube Bahia lançou em março um vídeo de protesto sobre a violência contra a mulher. O vídeo faz parte de uma campanha iniciada pelo clube em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Ressalte-se que o Bahia foi o primeiro time profissional de Daniel Alves. O clube também retirou do seu museu uma imagem do jogador, condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual. A campanha envolve ainda um trabalho de conscientização com seus atletas de base sobre violência contra mulher, abuso sexual, machismo e feminicídio. O estado da Bahia registrou pelo menos 13.751 casos de violência contra a mulher em 2023, conforme dados divulgados pela Polícia Civil da Bahia (PC-BA). Ao todo, 129 mulheres foram vítimas de homicídio ao longo de 2023.

Imagens da campanha “A culpa é sua, o corpo não”

Ministério do Esporte quer incentivar prática esportiva por pessoas com TEA

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Como parte desse processo de conscientização, a Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), do Ministério do Esporte, iniciou por Caxias, no Maranhão, o programa TEAtivo.
Segundo o ministro André Fufuca, que participou do lançamento do programa, o objetivo do TEAtivo é a implantação de núcleos de práticas esportivas, corporais, psicomotoras e de lazer voltados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. O núcleo de Caxias será o primeiro a iniciar as atividades (núcleo-piloto) e o trabalho será desenvolvido pedagogicamente, junto com os profissionais e materiais lúdicos em ambientes que favoreçam a estimulação, sensibilização corporal, fazendo com que estes neurotransmissores sejam estimulados através do brincar, do desafio e da solução de problema por meio da psicomotricidade.

Ministério do Esporte quer incentivar prática esportiva por pessoas com TEA

Fortaleza cria equipe de ciclismo e projeta participação em provas internacionais

A partir de um sonho que começou casualmente em 2023, um grupo de torcedores tricolores apaixonados por ciclismo, resolveu estruturar uma equipe desse esporte com a marca Fortaleza. Em janeiro deste ano, o que era sonho virou realidade e os abnegados tricolores conseguiram a licença para a formação da Equipe Fortaleza Ciclismo, que tem como dirigentes: Maurício Leão, diretor técnico; Igor Chacon, diretor comercial; e Fábio Fernandes, diretor de Marketing.
Atualmente a equipe conta com 14 atletas, entre base e alguns masters, para passar todo o conhecimento e expertise para os mais novos. “Estamos evoluindo como equipe, andando a passos largos e brevemente participaremos de provas nacionais e acreditamos que em 2025 já figuraremos em provas internacionais”, afirma Maurício.

Fortaleza cria equipe de ciclismo e projeta participação em provas internacionais

O empate entre David e Golias no Estádio do Junco

O ano era 2001 e o Guarany de Sobral fazia uma campanha extraordinária na série C do Brasileirão, tendo chegado junto com o Etti Jundiaí, o Mogi Mirim e o Atlético Goianiense, no quadrangular final da competição. Quem vencesse subiria para a Série B do ano seguinte. Os jogos eram em turno único o bugre sobralense enfrentaria o portentoso Etti na cidade de Sobral e caso vencesse, praticamente garantiria a vaga.

Por toda a atmosfera envolvida o jogo chamou a atenção de boa parte da região Norte do Estado e o Etti, por conta da sua estrutura financeira, e por ser o primeiro grande time de fora do Ceará a jogar na princesa do Norte, era uma grande atração. Fui cobrir a partida e cheguei um dia antes, encontrando o time paulista hospedado no famoso Hotel Itacaranha, na agradável Meruoca.

Na volta para a cidade, passamos no treino do Guarany e era gritante a diferença de logística. Enquanto alguns jogadores do Etti jogavam tênis no Itacaranha, os atletas do bugre chegavam ao treino de bicicleta. Mas o mais simbólico se deu no dia do jogo. A chegada do Etti no Junco, em um luxuoso ônibus, fez os torcedores descerem das arquibancadas para ver a suntuosidade. Quase ao mesmo tempo, de forma discreta, desembarcava o Guarany. A diferença, é que um grupo chegou em uma kombi, e a outra parte, em um fusca, dirigido pelo treinador Teco Teco.

Era uma verdadeira luta entre David e Golias, só que dessa vez, David não venceu. O jogo terminou empatado em 1 x 1, tirando as chances do Guarany. Na partida seguinte o Etti conseguiu o acesso. Um dos jogadores da equipe paulista era o meio campista Vagner Mancini. Raimundo Brandão de Souza Bento, o Teco-Teco, foi ídolo dentro e fora de campo do Guarany. Ele faleceu em 2018.

O empate entre David e Golias no Estádio do Junco
Luiz Henrique Campos: Formado em jornalismo com especialização em Teoria da Comunicação e da Imagem, ambas pela UFC, trabalhei por mais de 25 anos em redação de jornais, tendo passando por O POVO e Diário do Nordeste, nas editorias de Cidade, Cotidiano, Reportagens Especiais, Politica e Opinião.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais