Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Marta Gonçalves propõe criação do Selo Escola Amiga do Autismo

A deputada quer aumentar a conscientização sobre Autismo. Foto: Divulgação

A deputada estadual Marta Gonçalves está apresentando, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 91/2024, que institui, no âmbito do Estado do Ceará, o Selo “Escola Amiga do Autismo”, a ser conferido às escolas públicas e privadas que, comprovadamente, contribuem para o acesso à educação e a inclusão social da pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O objetivo é certificar as escolas que proporcionam o acesso à educação e inclusão da pessoa com TEA; conscientizar a comunidade escolar, a família e a sociedade sobre a importância da inclusão social dessas pessoas e, realizar campanhas, debates e outras medidas que visem dar visibilidade à sua participação e inclusão social.

Para obtenção da certificação, a escola deverá comprovar a adoção, cumulativamente, de ações como: suporte e apoio na aprendizagem educacional do aluno com TEA, bem como, a sua inserção social junto à comunidade escolar; aperfeiçoamento, valorização e incentivo à informação e à capacitação dos professores e, o suporte aos pais e responsáveis por alunos com TEA.

Requerimento

A escola interessada em obter a certificação deve apresentar requerimento junto ao órgão competente do Poder Executivo, mediante apresentação de documentos que comprovem o atendimento dos requisitos estabelecidos. O Selo “Escola Amiga do Autismo” terá validade de um ano, podendo ser renovado mediante nova avaliação realizada por órgão responsável.

O órgão responsável pela concessão do selo deverá proceder à fiscalização das escolas para o fiel cumprimento dos critérios que autorizam a concessão do Selo. No caso de descumprimento, o mesmo poderá ser cancelado pelo órgão responsável de forma discricionária, que poderá ser, preferencialmente, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

As escolas públicas e privadas que receberem o selo, poderão usá-lo em suas redes sociais, logomarca e material publicitário. Já as escolas privadas poderão receber outros incentivos, a critério do órgão responsável. O Selo poderá ser conferido às escolas que contribuem para o acesso à educação e a inclusão social da pessoa diagnosticada com o TEA, garantindo dessa forma o seu direito à educação e à cidadania para o seu desenvolvimento pleno.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
SSPDS terá concurso para delegados e Corpo de Bombeiros

SSPDS terá concurso para delegados e Corpo de Bombeiros

O governador Elmano de Freitas (PT) deverá lançar, no segundo semestre deste ano, mais um concurso público na área da Segurança Pública do Estado. A informação foi dadaao Blog do

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), maior central sindical da Argentina, anunciou, nessa quinta-feira (11), uma greve geral contra o ajuste fiscal feito pelo presidente Javier Milei. A greve está

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

As seis dezenas do concurso 2.711 foram sorteadas na noite desta quinta-feira (11), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e a estimativa para

Funceme abre seleção para novos bolsistas

Funceme abre seleção para novos bolsistas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) inscreve para o novo processo seletivo que oferecerá Bolsas de Transferência Tecnológica (BTT) no âmbito do Programa de Pesquisa em Ciências

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou, nessa quinta-feira (11), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira disse que Padilha é um “desafeto pessoal” e “incompetente”.