A jornalista e escritora cearense Mirelle Costa, articulista do Blogdoeliomar, e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) se destacaram neste ano no Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça.
Em uma disputa contra gigantes, Mirelle Costa conquistou o 2º lugar na categoria “Mídia”, com o projeto “Após a morte do conto de fadas, a ressurreição”. O primeiro lugar ficou com a GloboNews, com o trabalho “Convenção de Haia: mães em luta”, de Jerusa Campani.
Já na premiação voltada ao Poder Judiciário, a magistrada Dayana Claudia Tavares Barros de Castro, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), venceu com o projeto “Cooperação Judiciária e Violência Sexual contra Meninas: a produção antecipada de prova como garantia da dignidade da vítima”.
A festa de premiação acontecerá no dia 26, em solenidade a se realizar na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
“Surpresa”
A jornalista Mirelle Costa se diz “surpresa” com a premiação. Com 14 anos atuando no Jornalismo, Mirelle afirma que essa conquista não é só sua, mas das pessoas que expuseram suas histórias em seu trabalho.
Para a também escritora, é fundamental que haja conscientização sobre a violência doméstica, algo sério e que parece não ter fim, o que preocupa. Acho que o livro foi um prêmio para as mulheres que sobreviveram, de certa forma, quando procuraram a Casa da Mulher Brasileira em busca de ajuda. O livro é um grito de liberdade que se abre para o mundo, conclui Mirelle.
Viviane do Amaral
Magistrada, que atuou por 15 anos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Viviane Vieira do Amaral foi vítima de feminicídio cometido por seu ex-marido na véspera do Natal de 2020, na frente das três filhas do casal, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O episódio inspirou o Conselho Nacional de Justiça a criar uma premiação para homenagear a memória da magistrada e reconhecer ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
VAMOS NóS – Parabéns, Mirelle! Quem tem competência e sensibilidade merece, sem sombra de dúvidas, reconhecimento.