O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou nota lamentando a morte, em decorrência de cirurgia na cabeça, da desembargadora aposentada Maria Vilauba Fausto Lopes, que ocorreu nessa quarta-feira (19/06).
A desembargadora, que tinha 75 anos, encerrou suas atividades na Justiça cearense em dezembro do ano passado, após 36 anos de atuação. Durante a sessão que antecedeu a aposentadoria, a magistrada foi homenageada pelos colegas da 3ª Câmara de Direito Público, que ressaltaram características como o humanismo e a empatia que marcaram sua carreira dentro do Judiciário estadual.
Carreira
Natural do município de Icó, Maria Vilauba Fausto Lopes ingressou na magistratura em 1987, como juíza substituta da Comarca de Tamboril. Nos anos seguintes, passou também pelas comarcas de Baturité e Tauá, chegando a Fortaleza em 1996.
Na Capital, a magistrada foi presidente da Junta Eleitoral, juíza titular da 5ª Vara da Fazenda Pública, além de ter atuado na 8ª Vara Criminal. Em 2012, assumiu como desembargadora do TJCE, sendo eleita pelo critério de merecimento. Durante os anos em que trabalhou no 2º Grau, presidiu a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai), bem como já esteve à frente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e do Núcleo do Depoimento Especial (Nudepe). Antes de se aposentar, era a presidente do Comitê Multissetorial para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.
DETALHE – A família informou que o velóicio acontece na Funerária Ethernus, em Fortaleza onde, às 14h30, haverámissa de corpo presente. O sepultamente ocorrerá às 16h30, no Cemitério Parque da Paz.