Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Morre Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará

Darival Bringel
Darival também diretor de Marketing da Unimed Brasil. Foto: Jornal do Médico.

(ATUALIZAÇÃO – 9h)

Morreu, nesta manhã de sábado, em Fortaleza, o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel (77)

Ele estava, há algumas semanas, internado no Hospital Monte Klinikun. Foi vítima de um câncer que tratava desde 2021.

A família informou sobre velório.

Terá início a partir das 12 horas, na sede da Unimed Ceará (Rua Nogueira Acioli. 891 – Aldeota), com missa de corpo presente às 14h30min e enterro em seguida, no Cemitério Parque da Paz.

Perfil

Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1972, teve elogiada atuação como coordenador do Serviço de Pneumologia Sanitária do Estado do Ceará.

No Sistema Unimed, foi também presidente da Unimed Fortaleza por três gestões (1986 a 1998). Entre os feitos em sua administração, destaca-se a construção do Edifício Sede da Unimed e do Hospital Regional Unimed de Fortaleza.

Darival nasceu no dia 15 de maio de 1946 no município de Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns, no Ceará. Da união com a esposa Elda Braga teve três filhas e três netos. “Ele é um exemplo de superação, uma pessoa que encara os desafios da vida de cabeça erguida, ele não foge, ele não tem medo, é um grande exemplo para mim”, afirma Raquel Braga, uma das três filhas do médico.

Entre vários títulos, conquistou a Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares.

Darival também atuou como diretor de Mercado e Marketing da Confederação das Unimeds Norte/Nordeste e Conselheiro da Unicred Fortaleza – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos de Fortaleza.

Ele também fez parte do Conselho de Administração do segmento Saúde da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) – Seção Ceará. Foi membro do Conselho Fiscal da Unimed do Brasil, superintendente da Federação das Unimeds do Estado do Ceará, integrante do Conselho Diretor de Ética da OCB/CE e ainda diretor rinanceiro da Unicred Fortaleza, além de vice-presidente e diretor comercial financeiro da Federação das Unimeds dos Estados do Norte/Nordeste.

Nota de Pesar da Unimed Ceará

É com imenso pesar que o Sistema OCB/CE, representando o cooperativismo cearense, recebe a triste notícia do falecimento do Dr. Darival Bringel de Olinda, ocorrido na manhã deste sábado, 30 de março de 2024.

Nascido em 15 de maio de 1946, no município de Saboeiro, no Ceará, o médico Darival Bringel foi uma figura emblemática no cenário do cooperativismo médico brasileiro. Graduado pela Universidade Federal do Ceará em 1972, sua trajetória é marcada por uma dedicação incansável à causa cooperativista e à medicina.

Sua liderança visionária e compromisso com a qualidade do atendimento médico contribuíram significativamente para o fortalecimento do Sistema Unimed. Ele foi presidente da Unimed Fortaleza por três gestões, durante as quais foi responsável pela construção do Edifício Sede da Unimed e do Hospital Regional Unimed de Fortaleza, marcos importantes no setor de saúde do estado. Foi ainda cofundador da Federação das Unimeds no Ceará, que coordena o total de 10 unidades no Estado. Além disso, desempenhou o papel de gestor comercial na Federação das Unimeds dos Estados do Norte e Nordeste, onde também ocupou o cargo de vice-presidente.

Além de sua atuação nas cooperativas médicas, Dr. Darival também deixou um legado de solidariedade e inclusão. Destacou-se como Coordenador do Serviço de Pneumologia Sanitária do Estado do Ceará e, durante mais de duas décadas, dedicou-se ao atendimento dos tuberculosos em diversas comunidades carentes, demonstrando um profundo compromisso com o bem-estar e a dignidade dos pacientes.

Por seu trabalho exemplar, Dr. Darival foi homenageado com o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, em 2022, em reconhecimento às suas mais de cinco décadas de contribuição à medicina e ao cooperativismo.

Neste momento de dor e saudade, o Sistema OCB/CE presta suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Dr. Darival Bringel de Olinda. Que seu legado de dedicação, ética e humanidade continue a inspirar a todos nós, perpetuando sua memória e seus ideais.

Que Dr. Darival descanse em paz.

 

SAIBA MAIS:

Aracati recebe Policlínica Unimed

COMPARTILHE:

5 respostas

  1. Parte hj deixando grande legado
    Companheiro de profissão médica e gestor com ampla atuação na nossa UNIMED .
    Sentimentos a todos familiares e amigos próximos

  2. MEU AMIGO DARIVAl , parte nos legando este dignificante exemplo de MÉDICO , de conceito EM GESTÃO DE ENTIDADES MÉDICAS e proncipalmente de AMIGO AGREGADOR no seio da multidão que cultivou em torno de sí! Sentimos muito sua partida para a casa do PAI já que sua presença entre nós era muito querida .

  3. Dr Darival Bringel, médico amigo e nos deixa um grande legado. O sistema Unimed Fortaleza e Unimed Ceará foi o palco de toda sua luta pelo cooperativismo médico, pela seriedade, pelos valores, pela segurança e crescimento desse sistema. Um amigo fiel, um grande homem com uma linda história de vida que nos orgulha! Que Deus te receba em Paz. Nossas condolências a toda família. Joaquim CLEMENTINO e Adoneide Clementino.

  4. Lamentamos a partida para Glória do Pai Eterno,.R do estimado Dr. Dorival e rogamos ao nosso Consolador que conforte os corações de sua esposa Elda, suas filhas, netas, demais familiares, amigos, colegas e toda comunidade médica de Fortaleza, do Ceará e do Brasi. R.I.P. Dr Darival. Dra Ruth Hamaty e familia.

  5. Darival foi meu colega de especialidade e de convivência diária no Hospital de Messejana. Ser humano simples, humano, competente e principalmente dedicado aos pacientes. Dotado de talento administrativo e criativo idealizou e construiu as sedes da Unimed e o hospital da Unimed. Vá em paz Darival. Conforto à família. 🙏🙏🙏

Mais Notícias
PF diz que perfis bloqueados por Moraes continuam realizando lives

PF diz que perfis bloqueados por Moraes continuam realizando lives

A Polícia Federal (PF) concluiu que perfis bloqueados por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes continuam realizando transmissões ao vivo e interações com usuários brasileiros

Encontro do PT que definirá pré-candidatura será restrito aos delegados

Encontro do PT que definirá pré-candidatura será restrito aos delegados

O Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, que será realizado no domingo (21), a partir das 8 horas, no Salão Pedro Lazar, no Oasis Atlantico, será restrito aos 200 delegados

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

A maioria dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) votou nesta sexta-feira (19) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com esse placar, continua proibida a

“Este é Elon Musk”

“Este é Elon Musk”

"Musk diz que é preciso uma geleia geral, sem Estado e sem classes estruturadas, para que a sociedade só reconheça os sujeitos como indivíduos em luta", aponta o ex-ministro e

Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas

Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu nesta sexta-feira (19) prazo de 15 dias para o Congresso se manifestar sobre o suposto descumprimento dos fundamentos da decisão

Animais abandonados na UFC ganham coleiras antiparasitárias

Animais abandonados na UFC ganham coleiras antiparasitárias

Animais em situação de abandonado que circulam pelo Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, ganharam coleiras antiparasitárias. Com isso, fica garantida a segurança deles, o que também contribui