Categorias: Cidadania

MPCE alerta: fundações privadas têm até domingo para prestar contas

Sede das Promotorias do MPCE. Foto: Arquivo

O Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), organismo do Ministério Público do Ceará, lembra: fundações privadas têm até o próximo domingo para apresentar ao MPCE a prestação de contas do ano-base 2024.

O procedimento, segundo a Secretaria de Comunicação do MPCE, deve ser realizado na Promotoria de Justiça da comarca onde a fundação estiver instalada. Caso haja mais de uma sede, a prestação deve ser feita em cada local pela promotoria correspondente.

SICAP

No Ceará, o sistema utilizado para a coleta de informações é o SICAP (Sistema de Cadastro e Prestação de Contas), desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A versão atualizada está disponível no link: https://tinyurl.com/bdkukf67 e deve ser utilizada tanto para o último ano-base quanto para prestações normais ou retificadoras de anos anteriores.

Após o preenchimento no SICAP, as fundações da capital devem encaminhar a documentação para a Secretaria Executiva das Promotorias Cíveis, pelo e-mail seccv@mpce.mp.br. Já as fundações do interior devem procurar a Promotoria de Justiça de sua cidade. A lista de contatos está disponível no site do MPCE: https://mpce.mp.br/servicos/orgaos-ministeriais/.

Sobre fundações

Fundações são organizações sem fins lucrativos que administram patrimônio destinado pelos fundadores a finalidades de interesse social, como beneficência, ciência, ensino ou outras atividades de caráter público.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais