Categorias: Política

MPCE cobra concurso pública da Prefeitura de Sobral para a área da Saúde

Oscar Rodrigues é o prefeito de Sobral (Zona Norte). Foto: Reprodução

A 2ª Promotoria de Justiça de Sobral, organismo do Ministério Público do Ceará, recomendou que a Prefeitura Municipal realize concurso público para a Secretaria de Saúde e suspenda, imediatamente, os processos seletivos simplificados para contratação de temporários. A medida foi expedida para garantir estabilidade na prestação dos serviços de saúde à população.

A recomendação veio  após denúncias de irregularidades, como a renovação reiterada de contratos temporários sem justificativa concreta de interesse público e a substituição de servidores efetivos por vínculos precários. Dados do Portal da Transparência mostram que há desproporção entre efetivos e temporários, além de contratações que ultrapassam o limite legal de 24 meses.

A Prefeitura informou ter iniciado trâmites para concurso público, mas não apresentou cronograma, fase, nem responsáveis nem comprovação orçamentária, o que se configura atraso injustificado e mantém a dependência de vínculos precários, instabilidade, rotatividade de pessoal e risco à continuidade do atendimento, prejudicando direitos fundamentais da população sobralense.

Medidas

A recomendação especifica também a adoção das seguintes providências:

-criação, em até 10 dias úteis, de uma comissão técnica para dimensionar a força de trabalho da secretaria, identificando cargos vagos e déficit de pessoal;

-apresentação, em até 30 dias úteis, de cronograma detalhado do concurso público, incluindo todas as etapas e prazos; e inclusão no certame de todas as funções permanentes hoje ocupadas por servidores temporários, cedidos ou comissionados; e

-entrega de um levantamento atualizado dos contratos temporários em vigor, em 30 dias úteis.

DETALHE – Conforme o MPCE, o descumprimento da recomendação poderá resultar em medidas judiciais e extrajudiciais contra o Município.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais