Categorias: Política

MPCE deflagra operação para apurar suspeita de desvio de verba pública em Ubajara

O MPCE faz operação com apoio da Polcia Civil. Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a primeira fase da operação “Castelo de Cartas”, em Ubajara (Região da Ibiapaba). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão com quebra de dados em quatro residências, uma loja de peças automotivas e um posto de combustíveis. Os alvos da operação foram cinco pessoas, incluindo um servidor público municipal, empresários e “laranjas”, além de duas empresas, todos investigados por suspeita de desvio de recursos públicos da Prefeitura de Ubajara. A ação da Promotoria de Justiça de Ubajara contou com apoio da Polícia Civil, por meio do Núcleo Avançado de Inteligência.

A operação apreendeu pneus, celulares, computadores, notas fiscais, documentos, objetos e quatro cheques de R$ 10 mil cada, que totalizam R$ 40 mil. A investigação do MP do Ceará apura indícios de que um dos alvos se aproveitava da condição de servidor público municipal para comandar um esquema de desvio de recursos públicos da Prefeitura de Ubajara. A suspeita é de que ele desviava peças compradas pela gestão municipal para fazer a manutenção de veículos da frota do transporte escolar. Porém, esses itens não eram efetivamente instalados nos veículos.

Outra suspeita é de que esse servidor também estaria se apropriando de combustível, através de vales a serem pagos posteriormente pela Prefeitura. A investigação aponta que ele inseria a placa de carros pertencentes ao poder público municipal como se tais veículos estivessem sendo abastecidos, quando na verdade ele se apropriava do combustível pago com dinheiro público.

O MP do Ceará investiga a possibilidade de enriquecimento ilícito por parte do servidor, já que há a suspeita de que ele possui patrimônio incompatível com a remuneração recebida no serviço público, evidenciado pela aquisição de veículos e imóveis cuja propriedade estaria em nome de terceiros, também alvos da operação. (Com Secretaria de Comunicação Social do MPCE)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais