Categorias: Ceará

MPCE estimula população a destinar Imposto de Renda devido para fundos sociais

"Leão" do Imposto de Renda. Foto: Arquivo

O Ministério Público do Estado do Ceará realiza campanha com oobjetivo de estimular a população a transformar a vida de crianças, adolescentes e idosos, ao destinar parte do valor devido do Imposto de Renda para fundos de proteção social.

A ação não implica em pagamento de mais impostos nem reduz a restituição. Na prática, o valor que iria para os cofres públicos será redirecionado para os fundos fiscalizados pelo MP do Ceará.

O promotor de justiça Luciano Tonet explica a importância da campanha: “Parte do imposto de renda já devido permanece no município ou estado, conforme a escolha do destinador, para ser utilizado por instituições sérias, que irão recebê-la e prestar contas sobre a aplicação do valor. Todo o processo será acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Público e pela sociedade. Os recursos são destinados mediante editais dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, assim como dos Conselhos Estadual ou Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.”

Para saber como destinar, confira o passo a passo:

Acesse o programa da Receita Federal, preencha seus dados pessoais e clique em “doações diretamente na declaração”.
Selecione a aba “criança e adolescente” ou a aba “pessoa idosa” e clique em “novo”.
Escolha o estado, o município e o fundo que receberá até 3% do imposto de renda devido. Não se preocupe com cálculos, pois o sistema gera os valores automaticamente.
Agora, basta gerar o boleto e pagar até o vencimento. Esse valor, que iria para os cofres públicos, agora será destinado diretamente para os fundos de proteção.

DETALHE – O MPCEá também preparou um vídeo de tutorial, que pode ser conferido no Instagram: https://www.instagram.com/reel/C50trTPPZrm/

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais