MPCE, Polícia Civil, TJCE e Detran fecham acordo na área de veículos apreendidos em ações criminosas

Márcio Gutièrrez, delegado-geral da Polícia Civil. Foto: Carlos Gibaja

O Programa de Aceleração pela Destinação de Veículos Apreendidos, criado por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Civil, Ministério Público do Estado do Ceará, Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o Detran, promete agilizar a gestão e destinação de carros, motos, caminhões e outros veículos apreendidos em operações contra o crime organizado. A meta do acordo, assinado em 31 de janeiro deste ano e publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará no último dia 7 de fevereiro, é encurtar caminhos, desde a apreensão dos veículos, sua guarda, depósito até a alienação em procedimentos judiciais no Estado.

Segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entre 2018 e 2024, foram apreendidos 194.118 veículos pela Polícia Civil. Desse total, 109.475 ainda permanecem sob a custódia do Estado.

Burocracia

Atualmente, os trâmites para destinação dos veículos passam por vários órgãos, seguindo ritos processuais e administrativos complexos. Com a vigência do acordo, o fluxo entre os órgãos intervenientes será otimizado, reduzindo significativamente o tempo de permanência de veículos apreendidos nas delegacias de Polícia Civil. A iniciativa garante, assim, valor de mercado dos ativos que serão levados a leilão, e, ao final destas ações, viabiliza a reversão em favor da segurança pública do Estado do Ceará. O delegado-geral, Márcio Gutierrez, reforça a importância do acordo: “Veículos utilizados em crimes ou adquiridos em lavagem de dinheiro, por exemplo, serão leiloados de forma mais rápida e os recursos arrecadados na venda retornam em investimentos para a sociedade”, destaca.

O MP, por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), fiscalizará o cumprimento do acordo e também poderá acionar os órgãos responsáveis para a remoção dos veículos, em casos de alienação antecipada, ou seja, quando houver medida judicial que permite a venda de bens antes do final de um processo para que tenham o valor preservado e evite a deterioração. O Caocrim irá ainda apresentar um kit de atuação para auxiliar os promotores de Justiça que trabalharão com a temática. A promotora de Justiça e coordenadora Auxiliar do Caocrim, Carolina Steindorfer, ressalta que “o fluxo estabelecido no Acordo de Cooperação traz uma perspectiva inovadora do controle externo da atividade policial, em que o Ministério Público não apenas fiscaliza, mas igualmente age para uma efetiva melhoria do serviço prestado nas unidades da Polícia Civil em todo o Estado”.

Já o Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da Polícia Civil, coordenado pelos delegados Ivana Marques e Lucas Aragão, exercerá papel fundamental no processo, sendo responsável pelo levantamento, gestão e destinação dos veículos apreendidos oriundos de ações policiais. Criado em 2019, o DRA tem como escopo o aproveitamento ou perdimento veículos, imóveis e outros ativos oriundos de atividade criminosa em favor do Estado do Ceará. O modelo de gestão dos ativos promovido pela Polícia Civil do Ceará está na vanguarda das boas práticas de combate ao crime organizado, sendo modelo para as polícias civis de outros estados.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais