Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Mulheres empreendedoras”

Cláudia Albuquerque Lordão é Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior

“Mulheres têm enfrentado desafios únicos no mundo do trabalho, elas dedicam mais tempo aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, encaram dupla, tripla jornada, e aquelas que pertencem a comunidades de menor poder aquisitivo enfrentam obstáculos adicionais”, aponta a Mestra em Política Públicas, Cláudia Albuquerque Lordão. Confira:

O empreendedorismo feminino, especialmente entre mulheres de baixa renda, é desafiador e motivado por diversos fatores. Pela necessidade financeira, já que muitas são responsáveis pelo sustento da família, por não conseguir ingressar no mercado formal, ou se recolocar, por independência e liberdade (elas desejam se libertar de relacionamentos abusivos e buscam um caminho para seu sustento e de sua família), por flexibilidade de horário, para conciliar trabalho e cuidados com os filhos e a casa, entre outras razões.

Ao longo dos anos, mulheres têm enfrentado desafios únicos no mundo do trabalho, elas dedicam mais tempo aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, encaram dupla, tripla jornada, e aquelas que pertencem a comunidades de menor poder aquisitivo enfrentam obstáculos adicionais. Apesar das dificuldades, muitas mulheres em situação de vulnerabilidade econômica demonstram uma incrível resiliência e determinação ao perseguir seus objetivos empreendedores. E assim, elas vão promovendo sua inclusão social e se tornam agentes de mudança em suas vidas e nas suas comunidades, além de aumentarem sua capacidade econômica.

È uma força transformadora que merece destaque. Essas mulheres enfrentam realidades muitas vezes violentas, opressivas e cansativas, e por meio do empreendedorismo elas entendem que são capazes de enfrentar as adversidades, trazendo confiança e autoestima para elas.

Tenho acompanhado de perto algumas histórias de empreendedorismo feminino de mulheres de baixa renda, que emocionam pelo exemplo de força e superação, e é considerável o impacto positivo nas famílias e comunidades carentes, contribuindo para um mundo mais inclusivo e equitativo.

Programas que oferecem capacitação, acompanhamento do negócio e acesso ao crédito são essenciais para esse público começar a empreender. O trabalho desenvolvido por instituições abre caminho para novas oportunidades e um começo ou recomeço de vida. Incentivar o empreendedorismo feminino é promover o desenvolvimento econômico do país, e cada uma dessas mulheres que vencem barreiras incentivam e inspiram outras a lutarem por seus sonhos.

Cláudia Albuquerque Lordão é Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior e cerimonialista da UFC

COMPARTILHE:

Respostas de 3

  1. Excelente e verdadeiro Artigo, abordando um tema bastante atual.

  2. Muito ponderado esse artigo, onde a Cláudia relatou as possibilidades para quem quer empreender com sucesso.

Mais Notícias
Fortaleza receberá o espetáculo “Elis, o Musical”

Fortaleza receberá o espetáculo “Elis, o Musical”

o espetáculo ‘Elis, A Musical’ poderá ser visto no período de 13 a 15 de setembro deste ano, no Cineteatro São Luiz. Desde a estreia, em 2013, o musical alcançou

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Um levantamento feito pela fundação holandesa IDH, com apoio do instituto de pesquisa WRI Brasil, mostra que há, pelo menos, meio milhão de hectares de caatinga com potencial de restauração.

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Novo, senador Eduardo Girão, confirma para 3 de agosto, a partir das 9 horas, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira, a convenção que

Pesquisadora brasileira vai presidir sociedade internacional de aids

Pesquisadora brasileira vai presidir sociedade internacional de aids

A infectologista e pesquisadora brasileira Beatriz Grinsztejn será a primeira mulher latino-americana a exercer a presidência da International Aids Society (IAS), organismo internacional que reúne profissionais que trabalham com a

Ex-tucano coordena plano de gestão de Capitão Wagner; convenção será dia 3

Ex-tucano coordena plano de gestão de Capitão Wagner; convenção será dia 3

O pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, Capitão Wagner, definiu o ex-deputado estadual Carlos Matos como coordenador do seu plano de governo. Caberá ao ex-parlamentar, que já foi do PSDB,

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões

As seis dezenas do concurso 2.752 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.