Categorias: Opinião

“O cheiro dos livros”

Tuty Osório é jornalista e escritora

“Ler é essencial à vida e deve ser tratado como algo normal e de coletiva feitura”, aponta a jornalista e escritora Tuty Osório. Confira:

A amiga envia-me uma notícia boa a respeito de uma Feira Literária no Sertão do Ceará. Trata-se da FLIMAN, Feira Literária de Mangabeira, do dia 11 ao dia 13 de julho de 2024.

Não vou expressar deslumbramento com esta inciativa indubitavelmente maravilhosa. Ler é essencial à vida e deve ser tratado como algo normal e de coletiva feitura. Mangabeira é um distrito do município de Lavras da Mangabeira, no Cariri, terra de serras, sertões, flores e pássaros. Pro Cariri ser perfeito só falta o mar.

A FLIMAN é uma bienal e chega na sua segunda edição. Da primeira há documentário no Youtube dando conta de como foi bem acolhida pela população local e agregadora de vizinhos. Outros municípios vieram e juntaram-se, numa festa de literatura e outras artes.

Tendas ao legítimo modo Feira Livre, mostraram leitura, artesanato, gastronomia, vivências, enfim. Lançamentos, palestras, rodas de conversa, tudo do jeitinho que uma Feira Literária entrega, sem nada faltar.

Este ano a FLIMAN retorna à cena com mais intenções e participações. Tal qual pregação nos tempos medievos, conclama aos que amam os livros a adentrarem o sertão para lá estar.

Sou grata à amiga que me enviou a notícia. Já preparo a minha viagem para lá, com tenda e tudo, para mostrar andanças literárias, do cinema. da ilustração. Ofícios e artesanias que fazem parte da minha caravana existencial.

Faço coro com os proclamas e convido, também. Vamos lá!

Feiras são, sobretudo, locais de encontros, de trocas de histórias, de risos soltos, de danças, cantorias. Uma cachacinha artesanal, um quitute feitinho na hora, as ruas e as praças tomadas pelo colorido das barraquinhas e barracões.

Nessa vou de carro, pela estrada que corta o Ceará sem fim, pela qual quem me levará sou eu, mais feliz ainda se muita companhia houver.

Tuty Osório é jornalista, publicitária, especialista em pesquisa qualitativa e escritora. Lançou em 2022, QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos); em 2023, MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA (10 crônicas, um conto e um ponto) e SÔNIA VALÉRIA A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho); todos em ebook, disponíveis, em breve, na PLATAFORMA FORA DE SÉRIE PERCURSOS CULTURAIS

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

  • Parabéns , a fliman é um marco história em mangabeira , já faz parte do calendário do distrito, um exemplo d escultura e lazer . Sou Conceição Lemos , Bibliotecaria, relações e públicas e concluindo jornalismo.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais