Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O cheiro dos livros”

Tuty Osório é jornalista e escritora

“Ler é essencial à vida e deve ser tratado como algo normal e de coletiva feitura”, aponta a jornalista e escritora Tuty Osório. Confira:

A amiga envia-me uma notícia boa a respeito de uma Feira Literária no Sertão do Ceará. Trata-se da FLIMAN, Feira Literária de Mangabeira, do dia 11 ao dia 13 de julho de 2024.

Não vou expressar deslumbramento com esta inciativa indubitavelmente maravilhosa. Ler é essencial à vida e deve ser tratado como algo normal e de coletiva feitura. Mangabeira é um distrito do município de Lavras da Mangabeira, no Cariri, terra de serras, sertões, flores e pássaros. Pro Cariri ser perfeito só falta o mar.

A FLIMAN é uma bienal e chega na sua segunda edição. Da primeira há documentário no Youtube dando conta de como foi bem acolhida pela população local e agregadora de vizinhos. Outros municípios vieram e juntaram-se, numa festa de literatura e outras artes.

Tendas ao legítimo modo Feira Livre, mostraram leitura, artesanato, gastronomia, vivências, enfim. Lançamentos, palestras, rodas de conversa, tudo do jeitinho que uma Feira Literária entrega, sem nada faltar.

Este ano a FLIMAN retorna à cena com mais intenções e participações. Tal qual pregação nos tempos medievos, conclama aos que amam os livros a adentrarem o sertão para lá estar.

Sou grata à amiga que me enviou a notícia. Já preparo a minha viagem para lá, com tenda e tudo, para mostrar andanças literárias, do cinema. da ilustração. Ofícios e artesanias que fazem parte da minha caravana existencial.

Faço coro com os proclamas e convido, também. Vamos lá!

Feiras são, sobretudo, locais de encontros, de trocas de histórias, de risos soltos, de danças, cantorias. Uma cachacinha artesanal, um quitute feitinho na hora, as ruas e as praças tomadas pelo colorido das barraquinhas e barracões.

Nessa vou de carro, pela estrada que corta o Ceará sem fim, pela qual quem me levará sou eu, mais feliz ainda se muita companhia houver.

Tuty Osório é jornalista, publicitária, especialista em pesquisa qualitativa e escritora. Lançou em 2022, QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos); em 2023, MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA (10 crônicas, um conto e um ponto) e SÔNIA VALÉRIA A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho); todos em ebook, disponíveis, em breve, na PLATAFORMA FORA DE SÉRIE PERCURSOS CULTURAIS

COMPARTILHE:

Uma resposta

  1. Parabéns , a fliman é um marco história em mangabeira , já faz parte do calendário do distrito, um exemplo d escultura e lazer . Sou Conceição Lemos , Bibliotecaria, relações e públicas e concluindo jornalismo.

Mais Notícias
Floresta quer repetir feito do Iguatu no Rei Pelé, diante do CSA, e deixar zona de rebaixamento na Série C

Floresta quer repetir feito do Iguatu no Rei Pelé, diante do CSA, e deixar zona de rebaixamento na Série C

Após um desastroso início de temporada na Série C do Campeonato Brasileiro, quando não conseguiu vencer nas nove primeiras rodadas e amargou o vexame de um 5 a 0, em

“Mais um policial morto… e daí?”

“Mais um policial morto… e daí?”

"Hoje tenho plena convicção que estava errado quando achava que policial era herói. Apesar do altruísmo das nossas ações, não temos o reconhecimento da maioria da população", aponta o coronel

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Cerca de 2,5 milhões de veículos automotores circulam no Ceará, há mais de 10 anos. A quantidade representa cerca de 65% da frota no Estado, segundo levantamento do Departamento Estadual

Ministra das Mulheres acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

Ministra das Mulheres acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse nesse sábado (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso da desembargadora e da juíza que negaram o aborto legal

Marqueteiro de Milei vê potencial de direita em Fortaleza e chega para campanha de André Fernandes

Marqueteiro de Milei vê potencial de direita em Fortaleza e chega para campanha de André Fernandes

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza, André Fernandes, acertou nesse sábado (13) a parceria com o marqueteiro Pablo Nobel, que estará à frente da campanha do PL ao Paço Municipal, assim que Fernandes tiver sua candidatura homologada na convenção partidária.

Ministério recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Ministério recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Uma recomendação aos estados e os municípios para que intensifiquem a vigilância em saúde para a possibilidade de transmissão vertical do vírus Oropouche foi emitida nesta semana pelo Ministério da Saúde