“O Profuncionário tornou-se uma realidade, abrindo portas para o aprimoramento profissional e pessoal daqueles que moldam o futuro de jovens estudantes”, aponta em artigo a sindicalista Rita Gomes. Confira:
Em meio aos corredores das escolas, onde o eco dos passos dos profissionais não docentes parece contar histórias ocultas, surge uma figura que se destaca: o deputado federal e ex-secretário adjunto da Educação, Idilvan Alencar. Sua trajetória política entrelaçou-se o cenário educacional cearense, deixando um legado que ecoa em cada sala de aula e corredor escolar. Uma história que nunca será esquecida!
Lembrando-me dos dias em que as esperanças pareciam enclausuradas nas dificuldades do sistema educacional, é reconfortante recordar os esforços incansáveis de Alencar em prol dos profissionais que garantem o funcionamento eficiente das escolas. Como secretário adjunto, ele não apenas desempenhou seu papel burocrático, mas ergueu-se como um defensor incansável dos interesses daqueles que muitas vezes ficam à sombra do reconhecimento.
Foi sob sua liderança que a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) tornou-se uma realidade, inserindo um elemento de estabilidade financeira e dignidade na aposentadoria dos servidores. Não satisfeito, a pedido dos trabalhadores, ele ampliou a jornada de laboral para 8 horas, uma mudança que não só melhorou os salários, mas também reconheceu o valor das atividades dos profissionais não docentes.
No entanto, seu compromisso não se limitou ao presente. Idilvan Alencar vislumbrou um futuro promissor para aqueles que dedicam suas vidas à educação. O Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) tornou-se uma realidade, abrindo portas para o aprimoramento profissional e pessoal daqueles que moldam o futuro de jovens estudantes.
Mesmo após sua transição para o cenário político nacional, o vínculo entre Alencar e a educação cearense permaneceu. Como relator do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ele abraçou mais uma vez o nosso chamado incluindo os servidores de suporte pedagógico, de apoio técnico, administrativo e operacional no Fundeb, apenas um exemplo de sua determinação em garantir que ninguém seja deixado para trás.
Assim, a história de Idilvan Alencar entrelaça-se com a saga da educação cearense, uma narrativa de esperança, progresso e compromisso com um futuro melhor para todos. Seu legado prospera nos corredores da política e estende-se até as escolas, onde cada aluno e cada profissional são beneficiados pelas sementes que ele plantou e continua plantando. Que seu exemplo inspire gerações futuras a levantar a bandeira da educação com a mesma paixão e dedicação.
Rita Gomes é presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec)
Respostas de 2
Muito bem, precisamos ser valorizados, trabalhamos uma vida toda, se dedicação aos nossos alunos, por isso precisamos muito, principalmente agora na nossa idade,.
Concordo plenamente com as palavras da Ritinha. A educação cearense cresceu muito com o Idilvan, seja na secretaria de Educação e agora como deputado. Ele tem todo o meu respeito!
Necivalda