Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O legado de Idilvan Alencar na educação cearense”

Rita Gomes é presidente da Asseec

“O Profuncionário tornou-se uma realidade, abrindo portas para o aprimoramento profissional e pessoal daqueles que moldam o futuro de jovens estudantes”, aponta em artigo a sindicalista Rita Gomes. Confira:

Em meio aos corredores das escolas, onde o eco dos passos dos profissionais não docentes parece contar histórias ocultas, surge uma figura que se destaca: o deputado federal e ex-secretário adjunto da Educação, Idilvan Alencar. Sua trajetória política entrelaçou-se o cenário educacional cearense, deixando um legado que ecoa em cada sala de aula e corredor escolar. Uma história que nunca será esquecida!

Lembrando-me dos dias em que as esperanças pareciam enclausuradas nas dificuldades do sistema educacional, é reconfortante recordar os esforços incansáveis de Alencar em prol dos profissionais que garantem o funcionamento eficiente das escolas. Como secretário adjunto, ele não apenas desempenhou seu papel burocrático, mas ergueu-se como um defensor incansável dos interesses daqueles que muitas vezes ficam à sombra do reconhecimento.

Foi sob sua liderança que a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) tornou-se uma realidade, inserindo um elemento de estabilidade financeira e dignidade na aposentadoria dos servidores. Não satisfeito, a pedido dos trabalhadores, ele ampliou a jornada de laboral para 8 horas, uma mudança que não só melhorou os salários, mas também reconheceu o valor das atividades dos profissionais não docentes.

No entanto, seu compromisso não se limitou ao presente. Idilvan Alencar vislumbrou um futuro promissor para aqueles que dedicam suas vidas à educação. O Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) tornou-se uma realidade, abrindo portas para o aprimoramento profissional e pessoal daqueles que moldam o futuro de jovens estudantes.

Mesmo após sua transição para o cenário político nacional, o vínculo entre Alencar e a educação cearense permaneceu. Como relator do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ele abraçou mais uma vez o nosso chamado incluindo os servidores de suporte pedagógico, de apoio técnico, administrativo e operacional no Fundeb, apenas um exemplo de sua determinação em garantir que ninguém seja deixado para trás.

Assim, a história de Idilvan Alencar entrelaça-se com a saga da educação cearense, uma narrativa de esperança, progresso e compromisso com um futuro melhor para todos. Seu legado prospera nos corredores da política e estende-se até as escolas, onde cada aluno e cada profissional são beneficiados pelas sementes que ele plantou e continua plantando. Que seu exemplo inspire gerações futuras a levantar a bandeira da educação com a mesma paixão e dedicação.

Rita Gomes é presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec)

COMPARTILHE:

2 respostas

  1. Muito bem, precisamos ser valorizados, trabalhamos uma vida toda, se dedicação aos nossos alunos, por isso precisamos muito, principalmente agora na nossa idade,.

  2. Concordo plenamente com as palavras da Ritinha. A educação cearense cresceu muito com o Idilvan, seja na secretaria de Educação e agora como deputado. Ele tem todo o meu respeito!
    Necivalda

Mais Notícias
Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

A Receita Federal abriu, nesta quinta-feira (22), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de fevereiro de 2024. O pagamento será feito no

Movimento Conservadores Cristãos de Fortaleza repudia fala de Lula contra Israel

Movimento Conservadores Cristãos de Fortaleza repudia fala de Lula contra Israel

O Movimento Conservadores Cristãos de Fortaleza divulgou nota de repúdio contra o presidente Lula e sua comparação dos ataques de Israel em Gaza com o holocausto. Considera "grotesca" a comparação

Choveu em mais de 100 cidades cearenses nas últimas horas

Choveu em mais de 100 cidades cearenses nas últimas horas

Choveu em 102 municípios cearenses, nas últimas 24 horas, segundo a Funceme. Confira o boletim das chuvas registradas: 1 - Novo Oriente (NOVO ORIENTE): 80.0 2 - Ibiapina (IBIAPINA): 79.5

Bolsonaro vai à PF depor, mas deve permanecer em silêncio

Bolsonaro vai à PF depor, mas deve permanecer em silêncio

O ex-presidente Jair Bolsonaro vai comparecer, nesta tarde de quinta-feira, à sede da Polícia Federal, em Brasilia. Deveria depor sobre seu envolvimento na trama por um golpe de Estado após

Eduardo Girão: Tragédia da insegurança no Ceará tem o DNA das “oligarquias”

Eduardo Girão: Tragédia da insegurança no Ceará tem o DNA das “oligarquias”

O senador Eduardo Girão (Novo) lamentou, em pronunciamento nessa quarta-feira (21), os assassinatos ocorridos no último final de semana no Ceará, onde 22 pessoas foram mortas, sendo oito delas em

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 97 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 97 milhões

As seis dezenas do concurso 2.691 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.