Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O legado”

Ainda que não mais seja
Tuty Osório é jornalista e escritora

“Morreu o amigo, ficam as palavras dos livros e dos posts. As inspirações, as referências”, aponta a jornalista e publicitária Tuty Osório

Confira:

O amigo partiu. Mais um. Virtual, humano, demais. Conheci num Grupo de Escritores do whatsapp, eu nunca participei das reuniões por dificuldades em organizar a agenda. Acompanhava e peguei momentos em que o amigo vendia seus livros impressos. Encomendei, recebi pelos correios, presenteei. Os meus sobrinhos netos, de meses, ganharam obras dele, com autógrafos personalizados.

Nunca nos vimos presencialmente. Eu tinha planos de ir até o Rio Grande do Sul em 2025 e certamente o visitaria. Sensibilidade, atenção, humor, delicadeza, paixão, pautavam os seus comentários aos meus escritos. Quando lancei A CABULOSA, quadrinhos em ebook, sugeriu camisetas, destacou frases conceituais, fez-me rir e chorar de emoção com as suas avaliações dedicadas e exigentes. Magoado com a vaidade alheia, o amigo nunca me foi indiferente. Salvou-me muitas vezes do abismo doloroso em que nos atiram quando nos desprezam ou, pior, ignoram.

Morreu o amigo, ficam as palavras dos livros e dos posts. As inspirações, as referências. Prometido a si mesmo, deve ter sofrido quando não conseguiu chegar onde se determinou. Ou onde as convenções dizem que devemos ir. Penso que foi além. Pairando no universo de pequenos seres que ainda não conhecem as letras e recebem suas histórias pela mágica interpretação de suas mães leitoras. O que há de mais grandioso que o espaço da fantasia pautada por um livro?

Disseram que a COPA do MUNDO de 2014 atrairia investimentos incríveis para as cidades brasileiras que a sediariam. Mesmo sabendo que Copa nenhuma levou nenhum tipo de progresso, para lugar nenhum, forçou-se a nota e passou-se por cima de culturas, gente, histórias. Milhares de pessoas foram desalojadas de seus territórios de gerações, em especial nas áreas contíguas aos novos estádios, e dos corredores de transporte anunciado como ultra avançado.

Não sobrou muito mais que pretensos monumentos batizados de arenas, inspiração de mau gosto nos gladiadores devorados por feras na Roma antiga. Talvez ainda resgatemos essa virtuosidade nunca entregue. Lembro dessa saga que passou de conquista a fiasco, rapidinho, – e não tem grande Jogo ou Show que dê conta de compensar as perdas. Lembro na partida do amigo porque seja o que for que o levou daqui, levou-o pela mão do mundo que não se importa com os outros.

Na pesquisa de hoje os convidados disseram que não falam de política. A internet oscilou e expliquei que a política está ali. Na internet que oscila porque carecemos de soberania digital e isso é política. O amigo parou de respirar por tristeza e é política também.

Ou entendemos isso, ou não entendemos nada.

Tuty Osório é jornalista, publicitária, especialista em pesquisa qualitativa e escritora. Lançou em 2022, QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos); em 2023, MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA (10 crônicas, um conto e um ponto) e SÔNIA VALÉRIA A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho); todos em ebook, disponíveis, em breve, na PLATAFORMA FORA DE SÉRIE PERCURSOS CULTURAIS

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias