Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O novo caminho da seda e a sobrevivência da democracia”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

“A administração das coisas do Estado e a regência das aspirações da nação fogem, nestes dias de incertezas e abstrações ideológicas, a regras ultrapassasse da burocracia e da cultura política que dominam o país e os seus cidadãos”, aponta o cientista político Paulo Elpídio de Menezes Neto. Confira:

Os “democratólogos”confundem governo forte com ditadura e governabilidade com combinações e arranjos políticos.

A diversificação da economia e do mercado e a complexidade crescente das relações internacionais transformaram o projeto de um governo mundial em esperança remota de alianças ambiciosas.

Por outro lado, as artes do governo nacional tornaram-se atividades especializadas, a exigir do aparelho estatal poderes que ultrapassam os limites estreitos de uma comunidade de políticos, de interesses privados, de partidos e de instituições destituídas autoridade no quadro amplo de uma legitimidade aceita.

Em outras palavras, não é a fórmula frouxa e esdrúxula da democracia “relativa” que fará da gestão do Estado e dos bens da nação uma atividade “especializada”, conduzida por dirigentes empoderados de uma representação legítima e de mandato conferido pelos cidadãos.

A administração das coisas do Estado e a regência das aspirações da nação fogem, nestes dias de incertezas e abstrações ideológicas, a regras ultrapassasse da burocracia e da cultura política que dominam o país e os seus cidadãos.

Os que enxergam neste quadro a morte anunciada do capitalismo não percebem as proporções técnicas e o tamanho da “empresa” em que se transformaram o Estado e as formas de governo.

China e Rússia apontam para o modelo controlado pelo Estado, com as largas exceções consagradas e reconhecidas em uma nova oligarquia de “oligarcas” poderosos, uma forma peculiar de capitalismo cativo que semanticamente podemos designar como “capitalismo de Estado”.

A Turquia e os amplos domínios políticos e religiosos do Corão associam as anunciações da fé a um Estado guerreiro e rico, guardando o monopólio do petróleo e das virtudes da religião.

A América Latina, pendurada em uma dependência secular, movida pelos anseios dos caudilhos civis e militares que forjaram a concepção de poder “populista” na Região, escolheu rota própria.

A profusão de nações e protetorados de políticos e estadistas armou-se como potências de meio-quilate, no plano militar e bélico, espécie de gendarmerias de fronteiras mal-guardadas, e recuaram em busca das tradições imemoriais das populações originárias e dos valores esquecidos destruídos pelos colonizadores peninsulares…

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Se acaso você chegasse” – Cyro Monteiro

“Se acaso você chegasse” – Cyro Monteiro

https://www.youtube.com/watch?v=6xrMnC4-6_A Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor e compositor carioca Cyro Monteiro, que neste sábado deixa 51 anos de saudade.

Trump agradece resposta rápida do Serviço Secreto e promete se manifestar sobre atentado

Trump agradece resposta rápida do Serviço Secreto e promete se manifestar sobre atentado

O candidato a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu se manifestar sobre o atentado neste sábado (13), durante comício na Pensilvânia. Já o presidente Joe Biden condenou o atentado,

Atirador em comício de Trump teria sido morto, segundo Washington Post

Atirador em comício de Trump teria sido morto, segundo Washington Post

O suposto atirador no comício de Donald Trump, neste sábado (13), na Pensilvânia, teria sido morto por policiais norte-americanos, segundo o Washington Post. O jornal informou ainda que uma pessoa

Comício de Trump é interrompido por barulhos de tiros e candidato é retirado com manchas vermelhas no rosto

Comício de Trump é interrompido por barulhos de tiros e candidato é retirado com manchas vermelhas no rosto

Um comício de Donald Trump, na cidade de Butler, na Pensilvânia, neste sábado (13), foi interrompidos pelo barulho de tiros. O candidato foi cercado e protegido por seguranças e mostrou

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às 18h, no horário oficial de Brasília. Ao todo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26

Atlético Cearense perde para América/RN em jogo de três pênaltis e deixa o G4 na Série D

Atlético Cearense perde para América/RN em jogo de três pênaltis e deixa o G4 na Série D

Em um jogo de três pênaltis, na tarde deste sábado (13), no estádio Domingão, o Atlético Cearense perdeu para o América/RN, por 2 a 1, o deixou o G4 do