Com o título “O PNE é o futuro”, eis artigo de Lêonidas Cristino, deputado federal do PDT do Ceará. O parlamentar destaca o Novo Plano Nacional da Educação que, aprovado nesta semana, pela Câmara, segue agora para o Senado.
Confira:
O Brasil vive um momento importante.
Aprovamos, na Câmara, o novo Plano Nacional de Educação – PNE, instrumento que não é apenas uma lei, mas a bússola que orientará o futuro da nossa educação pelos próximos dez anos. A matéria segue agora para o Senado.
O PNE é o coração do planejamento educacional brasileiro. É ele que estabelece metas claras e mensuráveis. Sem essas metas, o país anda no escuro.
Com o novo plano, damos direção, foco e coerência às políticas públicas, garantindo que a educação não fique à mercê de mudanças de governo ou de improvisações.
Também é o PNE que coordena a ação entre União, estados e municípios, criando uma agenda unificada que reduz desigualdades regionais e garante que cada criança, independentemente de onde nasça, tenha acesso ao direito fundamental à educação de qualidade.
Além disso, o novo plano fortalece a transparência e a participação social ao propor o monitoramento bienal das metas. Ao estabelecer indicadores e prazos, ele permite que a sociedade acompanhe, fiscalize e cobre resultados.
O PNE estrutura o financiamento da educação. Ele orienta investimentos estratégicos, da creche à pós-graduação, garantindo expansão do ensino integral, formação continuada de professores, alfabetização de qualidade, melhoria do ensino médio e políticas de inclusão.
O PNE é o futuro. É escolher desenvolvimento, inovação, cidadania e oportunidades reais. Com o novo PNE teremos um país menos desigual e mais justo.
*Leônidas Cristino
Deputado federal do PDT do Ceará.