Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que Ciro entende de corrupção?

Nicolau Araújo é jornalista

Com voz trovoada, dedo em riste e senhor da razão, o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes voltou a denunciar a prática de corrupção no governo do Estado, dessa feita durante evento da Prefeitura de Fortaleza, no bairro Presidente Kennedy, quando apontou que não haveria uma única obra sem a cobrança de propina. Diante de um habitual empoderamento, Ciro pede para ser processado, como forma de conseguir credibilidade em seus ataques contra aqueles os quais chamou de “Iscariotes” (traidores).

Mas, o que Ciro entende de corrupção?

Apesar de ainda contar com “o que sobrou” em mais de 15 anos de poder absoluto no Palácio da Abolição/Palácio Iracema, Paço Municipal, Legislativo Estadual e Legislativo de Fortaleza, além de algumas relevantes prefeituras do Interior e direcionamentos de emendas parlamentares no Congresso Nacional, Ciro não aceita que o seu reinado no Ceará entrou em decadência. O largo sorriso sarcástico que caracterizava o rei agora faz careta. O brilho no olhar agora é opaco e carregado de ódio. As palavras firmes agora pausam com engasgos…

Assim como perdeu o tempo de uma mudança natural, Ciro também não larga as definições do dicionário. Corrupção para o ex-ministro é roubar dinheiro, é enriquecimento ilícito.

No tempo em que Ciro ainda não aterrizou, corrupção é fechar de forma abrupta o maior hospital de referência no atendimento à mulher, o Gonzaguinha da Messejana, além de encerrar a emergência de outros dois hospitais de atendimento ginecológico e direcionar a demanda não sei para onde. Mas há alguma unidade de saúde em Fortaleza ganhando esses atendimentos.

Corrupção é fazer pessoas pobres pagarem a taxa do lixo, como ocorre com moradores do edifício Jalcy, na Duque de Caxias, enquanto moradores do Jatahy, no Jacarecanga, com renda per capta maior, são isentos, conforme entrevista e relato do prefeito Sarto, ao podcast “Que nem tu”, em abril do ano passado.

Corrupção é permitir o maior percentual no país de aumento na tarifa do ônibus e, meses depois, anunciar a gratuidade de uma passagem de ida e outra de volta para o estudante, somente em dias de aula.

Corrupção é ter forçado uma candidatura a prefeito a uma pessoa que não desejava a disputa, ao ponto de ter sido necessário pedir em live um “faz de conta” por parte dela para demonstrar algum interesse.

Mas, a maior das corrupções, é o autoconvencimento de que nunca fez parte do jogo.

Iscariotes pelo menos mostrou arrependimento…

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

  1. Gde Nicolau, Orlando.
    Bem pertinente seu texto em direção às necessárias reflexões acerca de nosso papel, enquanto as consequências dessas mazelas, inevitavelmente, cairão sobre nós, o povão.

Mais Notícias