Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O que Luizianne e Luzia Homem têm em comum?”

Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral e marido de Izolda Cela. Foto; Arquivo

Com o título “O que Luizianne e Luzia Homem têm em comum?”, eis artigo de Clodoveu (Veveu) Arruda, professor, advogado e ex-prefeito de Sobral (Zona Norte). “Ela vai quebrando os tijolos que “Luzia Homem” carregava nos ombros, como uma parede que limita a presença feminina no protagonismo político. Apesar dos pedreiros insistirem em fortalecer o muro da exclusão feminina na vida política”, expõe o articulista.

Confira:

Luzia Homem, personagem do livro escrito por Domingos Olímpio com o mesmo nome, encarna uma realidade mítica de uma mulher que existiu mesmo. Ela carregava uma parede nas costas para fazer a cadeia pública no meio de dezenas de homens…Vítima de violência sexual, matou seu agressor nas matas da serra da Meruoca, para onde havia fugido, com o seu apaixonado Alexandre.

Enquanto viajo de São Paulo para o nosso Ceará, lembro-me dessa narrativa que se realiza no século 19, durante uma seca terrível.

Hoje, podemos perceber que não era uma parede de tijolos feitos de barro que a Luzia Homem carregava nos ombros. Mas já era o preconceito, a visão de mundo do papel menor da mulher, que se impunha na sociedade machista e patriarcal, presente até hoje.

Na política, então, vixe Maria!!

Daí vem o meu apreço, há tempos, com a ação política de mulheres como Luizianne Lins.

Ela vai quebrando os tijolos que “Luzia Homem” carregava nos ombros, como uma parede que limita a presença feminina no protagonismo político. Apesar dos pedreiros insistirem em fortalecer o muro da exclusão feminina na vida política.

Mesmo que, eventualmente, a gente possa ter divergências políticas, cresce meu respeito e admiração pela luta que a Luizianne conduz para retirar o codinome (apelido) de Homem da Luzia, descrida pelo sobralense Domingos Olímpio.

E, assim, no Olimpo da Política, as mulheres possam usar seus talentos, competências e suas sabedorias para construírem, ombro a ombro com os homens, um mundo muito melhor para se viver, cujo desenho me parece impossível sem as diversidades, respeitando-as e cultivando-as para garantir as equidades socioeconômicas de raça, gênero e etnia, além de buscar a utopia (?) da paz.

*Clodoveu (Veveu) Arruda,

Professor, advogado e ex-prefeito de Sobral.

DETALHE – Veveu é marido de Izolda Clea,cujo nome chegou a ser defendido por Luizianne para disputar o Governo.

COMPARTILHE:

5 respostas

  1. Muito bom o comentário, o paralelo feito entre duas mulheres que lutam combatendo uma sociedade marcada pelo preconceito, discriminação e machismo que têm massacrado a mulher.

  2. Gostei demais dessa imagem!!! Por isso acho que Luizianne deve ser nossa candidata a prefeita contra os coroneis de plantão!!!!

  3. Comovente a narrativa de Veveu Arruda que mergulhou no Século 19 para comparar a luta das mulheres por protagonismo. Me fez lembrar Belchior na realista composição “Como Nossos Pais”. Pois é, ainda somos os mesmos.
    Me inquieta constatar isso. Temos que superar

  4. Veveu usou quase uma forma poética para chegar aos nossos corações e mostrar que a gente não pode mais fechar os olhos. Não é ser feminista é ser uma pessoa que pode querer estar aonde quiser.

  5. O mundo inteiro perde se prescindir da força das mulheres. Assim como dos indígenas, quilombolas, juventude negra, lgbtqia e outros diferentes mas não desiguais. Muito bom Veveu!

Mais Notícias
“Pretty woman” – Ray Orbinson

“Pretty woman” – Ray Orbinson

Homenagem do Blog ao cantor e compositor norte-americano Roy Orbison, que nesta terça-feira faria 88 anos.

STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu nesta terça-feira (23) o ministro Herman Benjamin para o cargo de presidente do tribunal no biênio 2024-2026. O ministro Luís Felipe Salomão será

Cariri vai ganhar curso técnico em Sistemas de Energia Renovável

Cariri vai ganhar curso técnico em Sistemas de Energia Renovável

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE) para dar início à primeira turma do novo curso técnico em Sistemas de Energia Renovável

Elmano envia mensagem para ampliação de benefícios no magistério

Elmano envia mensagem para ampliação de benefícios no magistério

O governador Elmano enviou nesta terça-feira (23), para a Assembleia Legislativa, o projeto de lei que cria e aumenta benefícios para os profissionais do magistério. A matéria cria para os professores,

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou nesta terça-feira (23) o aprofundamento das investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da fraude em certificados de

Documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” está na Mostra Competitiva Internacional do Cinefoot 2024

Documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” está na Mostra Competitiva Internacional do Cinefoot 2024

O documentário “Amilton Melo - ídolo de todos” foi selecionado para a Mostra Competitiva Internacional do Cinefoot 2024. O festival ocorrerá de quinta até 30 de abril, no Rio de