Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Olhe pra Cima”… e não diga mais: O ChatGPT errou!”

O mundo da Inteligência Atificial chegou.

Com o titulo “Olhe pra Cima”… e não diga mais: O ChatGPT errou!”, eis artigo de Mauro Oliveira, PhD em Informática (Sorbonne Université) e idealizador do projeto C-JOVEM. “Preocupe-se mais com uma Escola arcaica que não tá fazendo seu dever de casa na nobre e intransferível missão de estar à frente da sociedade, uma carroça rangendo pelas tabelas na frente uma Land Rover (IPVA pago… rsrs) subindo a Serra”, expõe o articulista.

Confira:

“Daqui a 800 dias, a inteligência artificial atingirá a complexidade da filosofia. … Isso significa que os líderes empresariais que ficarem esperando … não vão mais conseguir entender o cenário competitivo. Vai ser tudo rápido demais.”

Esta “profecia” do guruzíssimo digital Silvio Meira, publicada recentemente no BrazilJournal, reforça o alerta que temos bradado por “terra, céu e no IRACEMA Digital”. Desde a publicação do artigo “Não escrevi esta coluna”, no Estadão (23/jan/23), criado pelo ChatGPT, temos advertido freneticamente: a IA Gerativa não é apenas uma evolução, é mais que uma revolução. “Olhe pra Cima!”

É natural que a percepção do poder da IA Gerativa na sociedade, esta do ChatGPT que cria conteúdo (isso, eu falei cria conteúdo), nem sempre seja tão óbvia para quem desconhece o Transformer, a arquitetura que suporta o ChatGPT e similares, divulgada pela Google no artigo (com mais de 100 mil citações) “Attention Is All You need”, em 2017 e, poucos anos depois, lançada pela OpenAI.

A verdade, é que até pesquisadores que conhecem as psicodélicas e endorfínicas matrizes de probabilidades que permitem o Transformer [1] “interpretar” a semântica do que perguntamos a ele (vetorizando nossas palavras… vixe) e [2] construir uma resposta semanticamente correta (não estou falando da acurácia da resposta) ficaram assustados com a chegada dessa IA, “que cria conteúdo”, às mãos do “home do mei da rua”.

Isso, é a primeira vez que a IA está ao alcance de todos … (exceto no Quênia onde falta água pra beber, acredita nisso?)

A exemplo do entrelaçamento quântico, o aprendizado de máquina também tem sua mágica holístico-divinal. O primeiro é fundamentado na física, o outro na algorítmica. Definido por Einstein como “ação fantasmagórica à distância”, no entrelaçamento quântico o estado de um objeto (posição, momento, spin, etc.) pode instantaneamente (na mesma hora, “meu fi”) influenciar o estado do outro objeto, não importando a distância que os separe. Ou seja, algo mais rápido do que a luz … capaz de “iluminar as noites de sono” do velho Albert… rsrs.

Essa correlação não-clássica do entrelaçamento quântico desafia nossa intuição sobre como as coisas deveriam interagir no universo. Analogamente, no aprendizado de máquina, algoritmos são capazes de ‘aprender’ a partir de dados, ajustando suas estruturas internas de maneiras que muitas vezes parecem contraintuitivas para os humanos, difíceis, se não impossíveis, de discernir com métodos analíticos tradicionais. E agora, José? Digo, Eliomar? … para onde? rsrs.

Mas o que importa mesmo, por enquanto, é “Olhar pra Cima” e sacar que a compreensão semântica que o ChatGPT faz de uma frase não é feita por ele que não tem autoconsciência (por enquanto… rsrsr). Tudo que ele nos diz é uma compilação criativa (sim, eu disse criativa) de bilhões de parâmetros produzidos, na internet em especial, por humanos (por enquanto …) com o viés de conhecimentos científicos & filosóficos e/ou com a fé reinante na igreja arrecadadora do bairro… em nome do Senhor, é claro (passa a sacolinha … rsrs).

Assim, “Não diga mais: O ChatGPT errou!
Não tenha medo e … “Olhe pra cima”.

Preocupe-se mais com uma Escola arcaica que não tá fazendo seu dever de casa na nobre e intransferível missão de estar à frente da sociedade, uma carroça rangendo pelas tabelas na frente uma Land Rover (IPVA pago… rsrs) subindo a Serra.

Preocupe-se com a incapacidade que a sociedade terá em realocar uma multidão de profissionais que perderão suas ocupações em atividades até então “impossíveis” (jamais diga isso também) de serem feitas sem a inteligência humana.

Preocupe-se com os que falam sem conhecimento de causa (geradores algozes de lero lero… rsrs) quando dizem que a máquina jamais (jamais diga jamais… rsrs) substituirá a “criatividade e a inovação” humanas. Ela já o faz!

Sim, ela já o faz e daqui a 800 dias (de onde este Silvio Meira tirou este número, hein Marcelo Alcântara?… rsrsr) “se a sua empresa não estiver usando a IA que está na nuvem que é aberta, que não vai lhe dar trabalho de treinamento, de configuração, de segurança, você é um idiota.” (Silvio Meira, again)

*Mauro Oliveira

PhD em Informática (Sorbonne Université) e idealizador do projeto C-JOVEM.

COMPARTILHE:

3 respostas

  1. “Olhe para cima” e analise que as escolas em pleno século XXI, com a evolução tecnológica ainda proibem o uso de um smartphone onde poderia fazer uma revolução se tivéssemos profissionais preparados para orientar o uso deste recurso. Mas sigamos, a passos de tartarugas com esperança de que ‘alguns’ profissionais estão buscando essa qualificação….

  2. Sem dúvida, Isabela. A Escola, lato sensu, não percebeu a revolução da web que popularizou a Internet, nem a das redes sociais que inaugurou novo modus vivendi.

  3. Parabéns pelo artigo, pelas reflexões e pelas provocações caro Mauro. Parece que não estamos olhando para nada além do próprio umbigo, ou melhor, do próprio smartphone sem usar a inteligência natural. Uma revolução tecnológica está em curso e talvez o cálculo não seja de 800 dias, mas talvez menos.

Mais Notícias
PF diz que perfis bloqueados por Moraes continuam realizando lives

PF diz que perfis bloqueados por Moraes continuam realizando lives

A Polícia Federal (PF) concluiu que perfis bloqueados por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes continuam realizando transmissões ao vivo e interações com usuários brasileiros

Encontro do PT que definirá pré-candidatura será restrito aos delegados

Encontro do PT que definirá pré-candidatura será restrito aos delegados

O Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, que será realizado no domingo (21), a partir das 8 horas, no Salão Pedro Lazar, no Oasis Atlantico, será restrito aos 200 delegados

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

A maioria dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) votou nesta sexta-feira (19) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com esse placar, continua proibida a

“Este é Elon Musk”

“Este é Elon Musk”

"Musk diz que é preciso uma geleia geral, sem Estado e sem classes estruturadas, para que a sociedade só reconheça os sujeitos como indivíduos em luta", aponta o ex-ministro e

Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas

Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu nesta sexta-feira (19) prazo de 15 dias para o Congresso se manifestar sobre o suposto descumprimento dos fundamentos da decisão

Animais abandonados na UFC ganham coleiras antiparasitárias

Animais abandonados na UFC ganham coleiras antiparasitárias

Animais em situação de abandonado que circulam pelo Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, ganharam coleiras antiparasitárias. Com isso, fica garantida a segurança deles, o que também contribui