O presidente eleito da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PDT), confirmou, nesta quarta-feira, para o Blog do Eliomar que o deputado estadual FernandoSantana (PT) deverá mesmo ocupar uma secretaria, ano que vem, quando o governador Elmano de Freitas (PT) promover uma nova reforma na equipe.
O deputado federal Robério Monteiro ocupa hoje a Secretaria dos Recursos Hídricos e já manifestou o interesse de retomar sua cadeira em Brasília. Porque em 2026 virá a eleição para cargos também proporcionais.
Mas há, ainda, a possibilidade de Santana ocupar a Secretaria da Proteção Social (SPS), hoje sob contorle de Onélia Santana, mulher do ministro da Educação, Camilo Santana, que, com sua atuação,acaba apagando um pouco a ação da primeira-dama Lia Freitas. Onélia tem nome cotado para o Tribunal de Contas do Estado, embora diga que isso não passe de “especulação”.
Em entrevista à Rádio O POVO/CBn,Romeu Aldigueri foi só elogios a Onélia Santana, qualificando-a de pessoa “tarimbada” para a função.
Apadrinhamento
Uma certeza, nesse quesito de nomeação para o Tribunal de Contas, é que não seria surpresa ver um governador indicar a mulher de um aliado para a Corte.
O ex-governador e hoje senador Cid Gomes abriu esse leque.
À frente do Palácio da Abolição, ele indicou a ex-deputada estadual Patrícia Saboya para o cargo de conselheira do TCE. Ela foi nomeada em março de 2014, após ser indicada pelos colegas da Assembleia Legislativa.
Patrícia era ex-mulher do ex-ministro Ciro Gomes, irmão de Cid Gomes.
Uma resposta
O DNA Cirista do Camilismo segue à risca com a nomeação de Onélia Santana para o TCE. Camilo Santana já se identificava com Ciro no dedaço de indicação de candidaturas, assim como, de apoio a candidatos a Prefeitos independente do Partido, inclusive, apoiando candidato contra candidatos do PT(o partido onde encontra-se filiado). Agora, ao impor o nome de Onélia para o TCE, para ficar igual a Ciro só falta o dovórcio. Não duvido que virá. É muita admiração por Ciro. Desejo a ele o mesmo fim de carreira. Ele queria a Presidência da ALECE para o cuncunhado e o TCE para a mulher. O amigo(até quando? berrou).É ainda se aborrece quando Tasso o chama de Coronel. No caso dele, os Coronéis é que deviam se indignar, Náo se tem notícias das mulheres deles, bem como, o Pai ocupando Conselhos para ganhar gordos salários sem sair de casa. É revoltante ver esse protótipo de coronel no PT. Será por isso que o PT não dialoga mais com o povo?