A bancada de oposição no Congresso Nacional divulgou um manifesto contra decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Inquérito 4781, também conhecido como inquérito das fake news. O manifesto foi apresentado nessa quarta-feira em uma coletiva de imprensa, no Senado, após uma reunião fechada entre os parlamentares da oposição.
Além disso, deputados e senadores oposicionistas convocaram a sociedade civil, em especial a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para defender os “princípios constitucionais tão caros à democracia brasileira”. A oposição articula um grande ato no dia 7 de setembro, na Avenida Paulista, para pressionar pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
“Convocamos todos os brasileiros a se unirem em um ato pacífico no dia 7 de setembro na Avenida Paulista, para reivindicarmos o retorno à normalidade democrática. Defendemos o imediato arquivamento dos inquéritos iniciados há mais de cinco anos, a retomada da liberdade de expressão e de imprensa, a anistia aos perseguidos políticos, instalação da CPI do abuso de autoridade na Câmara dos Deputados”, afirmam num manifesto.
Quem está tambem na coordenação do ato de protesto em São Paulo é o pastor Silas Malafaia, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
(Com Gazeta do POVO, Folha de SP e Agências)