Categorias: Política

Panelada pode virar “Patrimônio Gastronômico Cultural e Imaterial do Ceará”

Olhaí o Elmano, com o Camilo,traçando uma boa panelada... Foto: Arquivo

Tramita, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei, de iniciativa do deputado Acrísio Sena (PT), que, com certeza, vai mexer com papudinhos e apreciadores de pratos tradicionais da culinária cearense.

O projeto quer instituir a panelada como Patrimônio Gastronômico Cultural e Imaterial do Estado do Ceará.

A expectativa é que a matéria seja aprovada bem rapidinho e sancionada, de imediato, pelo governador Elmano de Freitas, apreciador de uma boa panelada do Mercado São Sebastião, que fica no Centro de Fortaleza.

Aliás, o autor da proposta, Acrísio Sena, adora panelada com cuscuz, arroz e uma cervejinha bem gelada.

Panelada

A panelada é um prato tradicional do Nordeste brasileiro, feito com miúdos bovinos como bucho, tripa e mocotó, cozidos lentamente em um caldo temperado.

É um prato saboroso e popular, muitas vezes servido em almoços de família e festas. 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais