Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF do Ceará faz operação para combater tráfico internacional de aves silvestres

Combate ao comércio ilegla de aves silvestres no Estado. Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Aracê 2. O objetivo é reprimir o tráfico internacional e o comércio ilegal de aves silvestres. Na ação, 20 policiais federais que estão cumprindo cinco mandados de busca e apreensão em Icó. A operação conta com o apoio do IBAMA e os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Ceará.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, o trabalho decorre da análise do material apreendido na primeira fase da operação Aracê, deflagrada no dia 05/09. Durante os trabalhos, foram identificadas conversas relacionadas à venda ilícita de aves, inclusive em grupos de mensagens dedicados ao tráfico internacional, transporte e armazenamento de pássaros.

Além de reunir provas para a conclusão do inquérito policial, a ação de hoje busca interromper os crimes ambientais em andamento, protegendo a fauna brasileira da exploração predatória. A repressão ao comércio ilegal de animais é fundamental para preservar a biodiversidade e evitar o impacto devastador que o tráfico de espécies pode causar aos ecossistemas.

Os crimes investigados incluem maus tratos, tráfico internacional e interestadual de animais silvestres, associação criminosa e receptação (Código Penal), além de outros previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e a lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98).

DETALHE – A operação ganhou o nome de “Aracê” que, em tupi-guarani, significa “aurora” ou “o canto matinal dos pássaros”. Reflete o compromisso da PF com a preservação da fauna brasileira. Assim como a aurora marca o início de um novo dia, esta operação simboliza uma nova fase na luta contra os crimes ambientais.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias