Categorias: Economia

PIB do Ceará em julho/agosto/setembro cresce acima do índice nacional

Agricultor trabalhando. Foto: Arquivo

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, divulgou na tarde desta segunda-feira (16) o crescimento de 6.67% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, no terceiro trimestre de 2024 em comparação a igual período de 2023.

A previsão do PIB do Ceará para 2024 é de um índice de 5,57%.

O índice de 6.67% está acima do crescimento registrado no Brasil, de 4%, na mesma relação. O percentual do Ceará também é superior ao da Bahia (3.6%) e de Pernambuco (4,9%).

Resultados setoriais

Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará, no terceiro trimestre de 2024, na análise do Valor Adicionado, ficou com a Agricultura, que apresentou desempenho de 18,56% em relação ao terceiro trimestre de 2023, superando o do Brasil, de -0.8% no mesmo período.

O segundo melhor resultado cearense, na mesma comparação, ficou com a Indústria, com 12,48%, seguido pelo Serviços, com índice de 4,20%, enquanto o nacional foi de 3,6% e 4,1%, respectivamente.

A divulgação do PIB contou com a participação do diretor geral do Ipece, Alfredo Pessoa, dos titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem à frente Ricardo Pereira; da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), na pessoa de Fábio Montenegro, e da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), que tem à frente José Meneleu Neto.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais