Categorias: Economia

PIB do Ceará – Medidas para reduzir impactos do tarifaço resultam em crescimento acima do país

Agricultor trabalhando. Foto: Arquivo

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) anunciou nesta quinta-feira (18) um crescimento de 2.25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado no terceiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado.

As medidas anunciadas pelo governador Elmano, em agosto último, para reduzir o impacto do tarifaço dos Estados Unidos, quando o Estado adquiriu produtos que ficaram inviabilizados para a exportação, levaram o Ceará a destacar o setor da Agropecuária, que apontou taxa de crescimento de 5.3% nesse terceiro trimestre, além de superar os números nacionais em todos os índices: 1,8% no terceiro trimestre de 2025 em relação ao terceiro trimestre de 2024; 0,1% comparativamente ao segundo trimestre deste ano; 2,4% no acumulado do ano e de 2,7% no acumulado dos últimos quatro trimestres.

Prejudicada pela alta taxa de juros, o setor da Indústria teve o menor crescimento nesse terceiro trimestre, com 1.7%, enquanto o setor de Serviços, o terceiro a compor o PIB, cresceu 2.39%,

“Uma taxa de juros de 10,5%, real, quando o mundo paga 0,5%… é difícil. Inibe o investidor, inibe o comprador, pois ficam caras demais as prestações para a gente poder trabalhar. Piora toda a condição e piora a dívida pública nossa”, reclamou nesta semana o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais