Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“PPP, a saída para grandes desafios”

Luciano Arruda é diretor da Cagece

Com o título “PPP, a saída para grandes desafios”, eis o artigo do advogado Luciano Arruda, diretor de Gestão de Parcerias Cagece, que aponta o Ceará com a maior corporação de saneamento básico do país. Confira:

Discutida por décadas, a universalização do saneamento básico, notadamente do esgotamento sanitário, nunca havia sido, de fato, enfrentada, dado o imenso desafio que representava – e ainda representa – aos orçamentos públicos e também a uma histórica resistência, e até indiferença, da sociedade em geral, que não reconhecia a importância central dessa iniciativa para sua qualificação, em todos os sentidos.

Claro, outros fatores influenciaram negativamente esse atraso de natureza até civilizacional, mas já não resta útil discuti-las agora.

Fato é que o grande impasse é de fundamento orçamentário. Especialistas e entidades do setor estimam um investimento da ordem de até 900 bilhões de reais para se chegar a uma cobertura ideal, próxima dos 95 % necessários a universalização do sistema. É muito dinheiro!

A verdade é que, no nosso Ceará, a Companhia de Água e Esgoto do Estado (CAGECE) tomou para si o enfrentamento do problema.

Embalada pelo desafio lançado pelo então Governador Camilo Santana, leiloado o projeto na B3 (Bolsa de SP) pela então Governadora Izolda Cela e firmados os contratos pelo atual Governador Elmano de Freitas, temos em plena atividade dois contratos de parceria público-privadas que definem 24 municípios, subdivididos em 2 blocos que incluem a capital e os maiores municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, para que cumpramos efetivamente, nos próximos 10 anos, a meta inicial desse desafio (90% de cobertura), também positivado na lei federal 14.026/20, mais conhecida publicamente como Marco Legal do Saneamento, que também define outras regras para o setor.

Temos participado de inúmeros encontros, seminários e feiras nacionais e estivemos na China com o Governador Elmano de Freitas, visitando soluções de tecnologia e de financiamento para as incontáveis oportunidades existentes no setor, inclusive a de geração de energia a partir da matriz gerada pelas águas de reuso, tudo em absoluta consonância com os melhores interesses do povo cearense.

Para esta empreitada, temos uma parceira com a maior corporação de saneamento básico do país: Ambiental Ceará, empresa com larga experiência no setor, em atividade semelhante em mais de 500 municípios brasileiros. É o “P” de Privado nesta missão.

Por último, ainda no início do ano que já se avizinha, a PPP estará divulgando uma pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil em que se comprovam os imensos ganhos socioeconômicos e ambientais, simultâneos, que avançam com a melhoria e a expansão dos serviços de esgotamento sanitário. É verdadeiramente uma imensa conquista onde todos ganham.

A PPP CAGECE/AMBIENTAL CEARÁ está só começando. Dado o início da operação plena no primeiro bloco em junho passado, cumprimos neste ano de 2023, basicamente, apenas o primeiro de um total de sessenta semestres que estão por vir e os avanços já são perceptíveis e contabilizados. Haverá sim, um extraordinário retorno social deste projeto.

Luciano Arruda é diretor de Gestão de Parcerias Cagece

 

COMPARTILHE:
Mais Notícias
16º TCE Debate aborda nesta quinta-feira o tema “Hidrogênio Verde: desafios e perspectivas”

16º TCE Debate aborda nesta quinta-feira o tema “Hidrogênio Verde: desafios e perspectivas”

Com o tema “Hidrogênio Verde: desafios e perspectivas”, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realiza nesta quinta-feira (25) a partir das 10 horas, no Plenário do Tribunal de Contas

Banho de lua pode desenvolver câncer, indica pesquisa da UFC

Banho de lua pode desenvolver câncer, indica pesquisa da UFC

Uma pesquisa realizada no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará faz um alerta importante a todas as pessoas que costumam realizar banho de

Fortaleza poderá igualar hoje recorde na temporada de Botafogo e Palmeiras, diante do Criciúma

Fortaleza poderá igualar hoje recorde na temporada de Botafogo e Palmeiras, diante do Criciúma

O Fortaleza poderá igualar o recorde de vitórias na temporada de Botafogo e Palmeiras, na noite desta quarta-feira (24), a partir das 19 horas, no estádio Heriberto Hulse, contra o

“Uma universidade respeitada pelo mérito”

“Uma universidade respeitada pelo mérito”

"Como as profissões refletem de um modo geral demandas específicas do mercado de trabalho e da economia, podem alterar o seu perfil para adaptar-se às novas necessidades da produção e

Citinova lança edital para projetos de inovação

Citinova lança edital para projetos de inovação

A Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), órgão da Prefeitura de Fortaleza, lançou edital de chamamento público Sandbox Regulatório nº 001/2024. O objetivo é convidar empresas a

Fetrans promove seminário em Fortaleza

Fetrans promove seminário em Fortaleza

Fortaleza será sede da quarta edição de 2024 do Seminário Itinerante promovido pela FETRANSLOG-NE – Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste, pelo SETCARCE – Sindicato