Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece as melhores iniciativas de 30 cidades do Ceará

Palco já montado para a festa. Foto: Divulgação

O XII Prêmio Prefeitura Empreendedora – edição 2023/2024 será entregue pelo Sebrae do Ceará, nesta quinta-feira, durante cerimônia no La Maisn Dunas, em Fortaleza. Trata-se de um justo reconhecimento às melhores iniciativas inovadoras voltadas para a melhoria do ambiente de negócios das pequenas empresas, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial de 30 municípios do Estado.

Nesta edição, o prêmio faz história ao contabilizar um número recorde de 104 prefeituras com projetos inscritos. Após uma triagem, 86 foram pré-selecionados e, desse total, 30 serão premiados em 1º, 2º e 3° lugares de dez categorias. O número é bem mais expressivo que o registrado nas edições anteriores da premiação. Em 2021/2022, por exemplo, foram inscritos 55 projetos de 48 municípios.

A premiação foi criada pelo Sebrae para reconhecer os esforços dos gestores públicos que trabalham de forma incansável para criar um ambiente de negócios propício, incentivando o crescimento econômico local e a geração de empregos.

“São projetos inovadores, pautados por essa questão da sustentabilidade e da interdisciplinaridade, que mesclam educação com tecnologia, por exemplo. A maioria deles tem parceria com o Sebrae, mas isso não é um pré-requisito. Há prefeituras que não estão dentro de um programa nosso, mas elas desenvolvem ações inovadoras e são parceiras do Sebrae nessas iniciativas”, esclarece Wilma Almeida, Analista Técnica do Sebrae/CE e articuladora da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas.

Além de premiar boas práticas municipais, a iniciativa busca estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios no fomento ao empreendedorismo.

Prefeitura empreendedora

Realizado desde 2001, o Prêmio, que abrange prefeituras de todos o Brasil, já inscreveu mais de 11 mil iniciativas do país. Foram mais de mil práticas premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das gestões municipais no que diz respeito à agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios.

A premiação, que este ano mudou de nome para respeitar a diversidade de gestores e incorporar os avanços das transformações sociais, tem o objetivo de fomentar histórias de inclusão e de inovação, além de promover um intercâmbio de experiências sobre temas relativos à Gestão Pública e a Governança.

Nesta edição, as dez categorias são: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Governança Territorial.

O projeto vencedor de cada categoria vai representar o Ceará na edição nacional do Prêmio.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Ninguém me ensinou sobre finais”

“Ninguém me ensinou sobre finais”

"Me tornei mãe, agora eu que recebo as cartinhas e músicas", aponta a pedagoga Cynthia Rabelo. Confira: Mês de maio sempre foi um mês que me deixava feliz. Seja por

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas apresentaram ao Supremo Tribunal Federal um conjunto de 18 processos contra leis municipais e uma lei estadual que proibiram

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Com parentesco a pré-candidatos à Prefeitura de Icapuí,  o deputado federal José Airton Cirilo anunciou neste fim de semana a neutralidade de apoio no município do Litoral leste do Ceará.

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Crônicas de um mandato sob ataques. Esse é o tema do livro "Fora Bolsonaro", do jornalista Luciano Cléver, com lançamento pela Amazon.in, que traz crônicas sobre o mandato do ex-presidente

Comissão debate cancelamentos de adesões corporativas pela Amil

Comissão debate cancelamentos de adesões corporativas pela Amil

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados debate na tarde da terça-feira (21) as denúncias sobre cancelamentos de adesões corporativas pela Amil. A