O XII Prêmio Prefeitura Empreendedora – edição 2023/2024 será entregue pelo Sebrae do Ceará, nesta quinta-feira, durante cerimônia no La Maisn Dunas, em Fortaleza. Trata-se de um justo reconhecimento às melhores iniciativas inovadoras voltadas para a melhoria do ambiente de negócios das pequenas empresas, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial de 30 municípios do Estado.
Nesta edição, o prêmio faz história ao contabilizar um número recorde de 104 prefeituras com projetos inscritos. Após uma triagem, 86 foram pré-selecionados e, desse total, 30 serão premiados em 1º, 2º e 3° lugares de dez categorias. O número é bem mais expressivo que o registrado nas edições anteriores da premiação. Em 2021/2022, por exemplo, foram inscritos 55 projetos de 48 municípios.
A premiação foi criada pelo Sebrae para reconhecer os esforços dos gestores públicos que trabalham de forma incansável para criar um ambiente de negócios propício, incentivando o crescimento econômico local e a geração de empregos.
“São projetos inovadores, pautados por essa questão da sustentabilidade e da interdisciplinaridade, que mesclam educação com tecnologia, por exemplo. A maioria deles tem parceria com o Sebrae, mas isso não é um pré-requisito. Há prefeituras que não estão dentro de um programa nosso, mas elas desenvolvem ações inovadoras e são parceiras do Sebrae nessas iniciativas”, esclarece Wilma Almeida, Analista Técnica do Sebrae/CE e articuladora da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas.
Além de premiar boas práticas municipais, a iniciativa busca estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios no fomento ao empreendedorismo.
Prefeitura empreendedora
Realizado desde 2001, o Prêmio, que abrange prefeituras de todos o Brasil, já inscreveu mais de 11 mil iniciativas do país. Foram mais de mil práticas premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das gestões municipais no que diz respeito à agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios.
A premiação, que este ano mudou de nome para respeitar a diversidade de gestores e incorporar os avanços das transformações sociais, tem o objetivo de fomentar histórias de inclusão e de inovação, além de promover um intercâmbio de experiências sobre temas relativos à Gestão Pública e a Governança.
Nesta edição, as dez categorias são: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Governança Territorial.
O projeto vencedor de cada categoria vai representar o Ceará na edição nacional do Prêmio.