Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Pretextos ocasionais”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

“As redes sociais, os blogues e sites, sob múltiplas e variadas apresentações, podem permitir-se uma poderosa interação, e o exercício do contraditório”, aponta em artigo o cientista político Paulo Elpídio de Menezes Neto. Confira:

“O meio é a mensagem…”

A mídia, de uso corrente, na sua versão para o português/brasileiro, é a redução da designação “mass media”, em inglês. “Meios de comunicação de massa” é a designação da mídia tradicional, a que se serve de várias plataformas impressas ou faladas e imagéticas, como jornais, revistas, livros, apresentações radiofônicas e canais de televisão.

A “alternative mass”, a mídia alternativa”, com o desenvolvimento da tecnologia, em múltiplas formas de transmissão de informações, ocuparam-se de assuntos anteriormente ignorados pela “mass media”.

Até aqui o entendimento sobre esses meios poderosos mostra-se seguro, ainda que comecem a brotar as primeiras desinteligência sobre o seu significado.

A grande imprensa ou os meios de comunicação impressa sofreram o primeiro grande impacto após a valorização do som e da imagem em detrimento da informação impressa.

Os canais alternativos de comunicação de massa abriram uma brecha inesperada nas muralhas, até então inexpugnáveis, da “great media”, e quebraram o monopólio da informação, da publicidade e da propaganda.

A mídia analógica, associada às formas tradicionais de divulgação da informação,é unilateral, não permite a possibilidade de interação da mídia digital/eletrônica.

Já as redes sociais, os blogues e sites, sob múltiplas e variadas apresentações, podem permitir-se uma poderosa interação, e o exercício do contraditório. Este espaço, que tanto medo impõe aos políticos, governantes e partidos políticos de formação autoritária mais pronunciada, funcionam como a Ágora, aquela praça na qual os atendentes discutiam e decidiam pelo voto e pela força dis argumentos o seu próprio destino, no plano de uma democracia em gestação.

Sobre tudo isso sabemos o essencial. MacLuhan, Lasswell, Burke, Lazarsfelt e Mead, exploraram, entretanto, novas fronteiras do processo de transferência da informação, da origem, do fato ou da ideia, do emissor ao receptor, segundo a engenharia precursora de Barthes. Lênin e Gramsci, assim como Paulo Freyre, fizeram bom uso das táticas de guerrilha verbal, da semântica e da dialética, para firmar o bloqueio do excesso de democracia e de povo nas decisões das grandes e das pequenas questões de Estado.

A mídia a que chegamos, por conta da nossa preguiça mental, e por essa razão, a aceitamos sem tergiversação, tem horror pela controvérsia e fez da realidade uma forma de reconstrução social da verdade. Como se estruturou em empresa a reclamar grandes investimentos, alugou a oena e a esperteza aos anunciantes e não pode mais sobreviver sem a cobertura financeira do erário.

A notícia, as ideias e a opinião têm o seu preço e assumem a feitura que os comentaristas e âncoras lhes permitem.

Consumimos uma realidade “enlatada” com sabor de verdade e nela acreditamos.

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“A tragédia do Rio Grande e os bichos brasileiros”

“A tragédia do Rio Grande e os bichos brasileiros”

"O velho Eça jamais poderia imaginar que um filhote da Pátria lusitana pudesse gerar gente tão mesquinha, que nem mesmo sob a mais tenebrosa intempérie, é incapaz de irmanar-se na

PF fecha 13 empresas clandestinas de segurança no Ceará

PF fecha 13 empresas clandestinas de segurança no Ceará

A oitava fase da Operação Segurança Legal encerrou as atividades de 13 empresas clandestinas no Ceará, de janeiro até essa quinta-feira (23), que executavam segurança privada sem autorização do órgão.

Enem 2024 – Inscrições começam na segunda-feira

Enem 2024 – Inscrições começam na segunda-feira

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa na próxima segunda-feira (27) e segue até 7 de junho. A inscrição é feita através da Página

PubliEditorial Sebrae – Capacitações Gratuitas para se tornar um profissional de destaque com o Sebrae/CE

PubliEditorial Sebrae – Capacitações Gratuitas para se tornar um profissional de destaque com o Sebrae/CE

A educação empresarial proporciona mudanças significativas dentro e fora da organização, pois os benefícios proporcionados por ela não se restringem apenas a questões burocráticas da empresa, mas também desenvolve a

Idace entrega imissão de posse da Fazenda Cipó neste sábado

Idace entrega imissão de posse da Fazenda Cipó neste sábado

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) vai entregar, neste sábado, às 9 horas, a imissão de posse da Fazenda Cipó, situada em Quixeramobim. A solenidade contará com a

Eduardo Bismarck, Audic e o prefeito e o vice de Baturité têm diplomas cassados por decisão do TSE

Eduardo Bismarck, Audic e o prefeito e o vice de Baturité têm diplomas cassados por decisão do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nessa quinta-feira (23) o diploma do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT),  por abuso do poder político. O parlamentar terá que deixar o mandato, assim