O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) vão desenvolver o projeto Geração Tech. O objetivo é impulsionar o conhecimento e a formação de jovens cearenses em desenvolvimento web full stack. São oertadas até 1.000 vagas, divididas entre 400 em formato presencial e outras 600 na modalidade on-line para quem mora no interior do Estado, visando a capacitação na área da tecnologia.
Essa formação intensiva em desenvolvimento web full stack busca conduzir todos os estágios de desenvolvimento de sites e aplicativos, desde a interface até estruturas internas ou bancos de dados, ensinando HTML5, CSS3, Javascript, React, entre outras.
Segundo Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, há um déficit de talentos no mercado na área de tecnologia e os jovens têm um grande potencial a ser desenvolvido. “O IEL Ceará tem um olhar sempre muito atento às pessoas, especialmente aos jovens, e por isso estamos inovando constantemente em busca de soluções para as necessidades das empresas e novas oportunidades para as carreiras. Com esse programa, iremos preparar os jovens com as competências e habilidades necessárias ao futuro, que já é hoje, e esperamos que as portas do mercado se abram para eles. Estamos diante de uma oportunidade única de impulsionar os talentos locais para ver o Ceará dar um grande salto tecnológico”, afirma.
Para a Adece, essa iniciativa é um reflexo do compromisso do Governo do Estado em investir na capacitação da juventude cearense. Segundo o presidente, Danilo Serpa, “o Geração Tech desempenha também um papel de destaque no fortalecimento da área de tecnologia no Ceará, pois reconhecemos a importância estratégica do programa para o crescimento promissor do nosso Estado. Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, estamos trabalhando para unir forças e abraçando a ideia no presente para colhermos os frutos no futuro”.
Requisitos
Para participar do Geração Tech, é necessário atender a alguns requisitos: ter no mínimo 18 anos de idade; ser residente do Ceará; ter concluído o Ensino Médio; dominar conhecimentos em Informática Básica e possuir renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar igual ou inferior a 3 salários mínimos com a devida inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (“CadÚnico”) do Governo Federal. Além disso, é obrigatório possuir computador ou notebook e acesso à internet para os candidatos da modalidade online. Vale ressaltar que alunos de escola pública terão preferência na seleção. Esses critérios visam garantir que o projeto alcance jovens das camadas menos favorecidas, proporcionando-lhes oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho.
SERVIÇO
*As inscrições para o projeto vão até o dia 10 de maio, podendo ser realizadas por meio do site oficial geracaotech.iel-ce.org.br.
*A etapa seguinte será a de análises dos aprovados e, logo em seguida, os nomes dos candidatos escolhidos serão divulgados.
*As matrículas estarão abertas de 27 de maio a 6 de junho.