Categorias: Política

Projeto quer combater assédio em festas e eventos no Ceará

Juliana Lucena é titular da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa. Foto: Alece

Tramitando, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 553/2025, que torna obrigatória a fixação de cartazes educativos sobre prevenção ao assédio e à importunação sexual em festas e eventos públicos ou privados realizados no Estado. A iniciativa é da deputada Juliana Lucena (PT), procuradora especial da Mulher.

“A iniciativa busca ampliar a conscientização e facilitar o acesso a mecanismos de denúncia, contribuindo para reduzir a subnotificação desses crimes”, destaca a parlamentar. “Além de promover a informação, o projeto pretende inibir comportamentos abusivos e reforçar que o assédio é crime”, explica Juliana.

Dosimetria

A proposta determina que os organizadores disponibilizem, em locais de grande circulação, mensagens de conscientização como “Não é não! Assédio é crime”, além de informações sobre canais oficiais de denúncia, como o Disque 180, o 190, a Delegacia Eletrônica da Polícia Civil (Deletron/CE) e contatos das equipes de segurança dos eventos. Os materiais também deverão seguir critérios de acessibilidade.

O texto prevê advertência em caso de descumprimento e suspensão do alvará na reincidência, além de autorizar parcerias para campanhas permanentes de combate ao assédio.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais