“O Ceará precisa atrair capital, tecnologia e conhecimento, mas, sobretudo, transformá-los em valor social, científico e ambiental. Datacenters de IA não devem ser apenas infraestrutura; podem representar uma oportunidade histórica de inaugurar um novo ciclo econômico, capaz de posicionar o Estado na vanguarda da Inteligência Artificial nacional”.
O argumento é o resultado de um trabalho que será apresentado nesta terça-feira (13) ao secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, desenvolvido pelo projeto Iracema Digital, pelos 50 anos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que reuniu professores, gestores, estudantes de graduação e pós-graduação da UECE, em um debate plural.
“O presente documento reúne sugestões e diretrizes destinadas a subsidiar os agentes públicos responsáveis pela formulação, negociação e implementação dessa agenda estratégica. As propostas aqui apresentadas buscam apoiar os processos decisórios, orientando-os por princípios de boa governança, responsabilidade ambiental, desenvolvimento econômico e fortalecimento da soberania digital cearense”, aponta o documento, assinado ainda pelo IFCE, ASSESPRO Ceará, SEITAC, o Museu da Imagem e do Som do Ceará, CETREDE, AJE Fortaleza e Pirambu Innovation.
Confira o projeto aqui:
2025 dez27 – Datacenters – Estratégias Negociação Datacenters
Ver comentários (1)
Como representante da área de Informática e realiadora da INFOBRASIL, a primeira Feira de Informática Itinerante do Estado do Ceará , que levou a Tecnologia pela primeira vez para o Sertão Cearense (43 Edições do Evento ), durante 21 anos (Eu tive um AVC Hemorrágico) reitero o apelo do Prof Mauro Oliveira